SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Outras Notícias

 

05/11/2010 (AGENDA DE DOM FREI CLAUDIO) – Continua o período de Crismas, sempre celebradas por Sua Exma. Revma., Dom Frei Claudio Nori Sturm.

Ontem, dia 4 de novembro de 2010, Dom Frei Claudio celebrou o santo Sacramento para 100 crismandos na Paróquia São Vicente de Paulo em Patos de Minas-MG, às 19h00.

No dia 5, segue para Patrocínio-MG, onde celebrará para 134 crismandos na Paróquia Santa Teresinha às 19h00.

Sábado dia 6, está marcada para às 09h00, a celebração da Crisma para 100 crismandos em Perdizes na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Na tarde de sábado, às 16h00, celebra novamente o santo Sacramento para 70 jovens na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Patrocínio-MG.

E ainda às 19h00, também em Patrocínio-MG, celebra para 113 crismandos na Paróquia Beato Damião de Molokai.

Já no domingo, dia 7 de novembro, às 10h00 está marcada novamente Crisma para 117 crismandos, na Paróquia Beato Damião de Molokai em Patrocínio-MG.

E a tarde, às 15h00, também em Patrocínio-MG, celebra o santo Sacramento na Paróquia São José para 120 jovens.

Assessoria de Imprensa Diocesana

divisoria

55 ANOS DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS – No dia 29 de outubro de 2010 a Diocese de Patos de Minas celebra 55 anos.

Com muita alegria será celebrada uma Missa em Ação de Graças na Catedral de Santo Antônio, às 19h00, em Patos de Minas-MG.

É muita história e muitas conquistas que aconteceram deste sua fundação. Nosso desejo é que possamos ainda “avançar para águas mais profundas”, ouvindo sempre o chamado do Mestre.

Que Deus, nosso Pai, continue a nos fortificar e mantenha os nossos corações fiéis aos ensinamentos de Cristo para que “permanecemos no seu amor”.

Assessoria de Imprensa Diocesana

divisoria

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE, por Setor Juventude

Olá juventude querida!

Como se sabe o Dia Nacional da Juventude 2010 acontecerá na cidade de Guimarânia, dia 24 de outubro, a partir da 08h00. O encerramento será após a missa da 16h00, que será celebrada pelo nosso Bispo, Dom Claudio.

O DNJ 2010 será um dia de festa, alegria. Dia de dar graças ao Deus vivo pelas nossas lutas e conquistas diante de tantos desafios que vem de encontro com nossos sonhos e lutas por dias melhores.

Toda @ juventude está convidada a participar desta festa.

Para participar é muito simples: basta informar a quantidade de jovens da sua caravana até o dia 17 de outubro de 2010, pelo e-mail pjdiocesepatosdeminas@yahoo.com.br, ou ligar nos telefones (34) 98084334 / (34) 91637621 – falar com Carlos.

Os grupos que desejarem apresentar peça de teatro, poesias, paródias ou textos referentes ao tema do DNJ, ou à Campanha Nacional Contra Morte e o extermínio de Jovens, por favor, entrem em contato com Carlos pelo e-mail ou telefones acima.

Um abraço a todos, e que a preparação para esta festa jubilar faça brotar, em cada um de nós, o amor pela vida e a paixão pela juventude.

Fonte: Assessoria da PJ da Diocese de Patos de Minas-MG

divisoria

17/10/2010 – ENCONTRO DIOCESANO DA PASCOM

Aconteceu neste domingo, dia 17, no Salão da Mitra Diocesana, o Encontro da PASCOM da Diocese de Patos de Minas-MG. Das nossas quarenta paróquias, quinze participaram.

A oração inicial foi dirigida pelo diácono Clério.

A comunicação, sendo essencial desde os primórdios, se desenvolveu, chegando ao que temos hoje.

Levantamos duas questões: Será que a comunicação está sendo usada de maneira coerente? Como usar os meios de comunicação que temos nas mãos?

Padre José Ricardo, coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação, nos disse que precisamos trabalhar bem nesse sentido. Temos os meios para chegar lá. O problema é como levantar essa comunicação.

Ele disse que já jogou seu corpo para a PASCOM, colocando-se à disposição para contribuir conosco nos trabalhos.

Fundamentalmente, temos que aprender a usar, com conteúdo e veracidade, os meios de comunicação, as novas tecnologias, em vista de que devemos sempre ambientar-nos às constantes mudanças e adaptações.

Dom Frei Claudio, estando no Encontro, também salientou que precisamos comunicar mais e de maneira correta, em vista de que temos o melhor dos conteúdos: a nossa fé.

Pedindo que o Espírito Santo ilumine as Pastorais da Comunicação da Diocese, salientando o desejo de que seja criada uma rede de comunicação dinâmica, nosso pastor diocesano finalizou desejando-nos “bom proveito”.

Irmã Joana, experiente na área de comunicação, demonstrou-nos como está a comunicação hoje, sob o tema “Rede de Comunicadores – Força articuladora e reflexiva da sociedade”.

Ela nos disse que temos que abraçar a causa. As redes existem, basta fazermos uso delas.

Na parte da tarde, cada um dos participantes se apresentou. Falamos sobre nossos trabalhos e aspirações. Alegramos-nos ao saber que muitos já trabalham na área de comunicação, em vários setores e de diversas formas.

Foi realizado um trabalho em grupos, onde fomos divididos de acordo com os setores do qual fazemos parte.

Após conversas e avaliações, levantamos as nossas diretrizes e as prioridades setoriais – que foram entregues à equipe diocesana.

Graças a alguns membros atuantes que temos em nossa diocese, estamos à frente de várias outras dioceses. Mas temos a necessidade de que a PASCOM seja bem estruturada e criada em todas nossas paróquias.

Foi levantada a ideia de cursos de formações a nível setorial. Assim, adotaremos novas mentalidades e ficaremos aptos a inovarmos, como, por exemplo, com mais interatividade nos trabalhos.

Waneska, da equipe diocesana da PASCOM, falou-nos sobre o lado profissional da Pastoral, embasada pelas diretrizes, focos e objetivos que foram transmitidos através do Encontro Nacional da Comunicação em Aparecida-SP, em julho de 2010.

Keila e Irmã Joana completam a equipe diocesana.

“Que nossa PASCOM não fique só no papel”, concluiu padre José Ricardo.

Foi denotado que o Encontro foi bom. Ganhamos estrutura para o que vamos fazer.

A organização agradeceu a todos que compareceram.

O encerramento foi na Catedral Santo Antônio, com a celebração da santa Missa, onde padre José Ricardo falou que precisamos colocar-nos mais diante de Deus, recebendo o amor que Ele tem por nós.

Que através da ação do Espírito Santo reavivamos e tenhamos discernimento para o diálogo, o testemunho, o anúncio do evangelho (comunicação).

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

divisoria

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2010 – Galera aproxima-se o Nosso DNJ ou Dia Nacional da Juventude, que este ano será celebrado em Guimarânia-MG, e terá como tema: “DNJ 25 anos celebrando a memória e transformando a História”, e Lema: “Juventude muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência”. Devemos celebrar e festejar este dia, pensando nos próximos 25 anos. Cada grupo e cada jovem dos quatros cantos da nossa diocese estão convidados a celebrar e participar conosco dessa festa. Pedimos que mobilizem nas comunidades, grupos e paróquias.

Vocês podem participar, ajudando-nos a enriquecer o nosso DNJ com paródias, músicas, peças de teatro, poesia e várias outras maneiras de celebrar esta festa jubilar, basta nos informar através do nosso e-mail o que vocês desejam apresentar. Será reservado um espaço para estas apresentações; estamos criando um regulamento para os que desejarem participar e até o final desta semana será publicado no blog da PJ: http://pjdiocesepatosdeminasmg.blogspot.com/.

O tempo de cada apresentação dependerá da quantidade de inscritos. Pedimos também que ao passo em que forem fechando o número de jovens que virão de cada cidade ou paróquia, nos informar com no mínimo duas semanas de antecedência a quantidade total.

E-mail: pjdiocesepatosdeminas@yahoo.com.br

PJ aqui! PJ lá! PJ em qualquer lugar!!!
André Nogueira Guimarães – Representante Diocesano da Pastoral da Juventude

 

divisoria

 

05/10/2010 (SECRETÁRIOS PAROQUIAIS DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS EM DIA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL) – Na terça-feira, dia 5 de outubro, aconteceu no salão de eventos da Mitra Diocesana, o Encontro Diocesano dos Secretários Paroquiais.

Participaram deste dia de formação, em média 60 pessoas, que vieram para o treinamento técnico operacional do sistema de rede de informatização da Diocese.

Agora os dados paroquiais estarão diretamente interligados on-line aos dados da Mitra Diocesana, facilitando inclusive, a comunicação recíproca entre as paróquias e a Mitra Diocesana.

O técnico que direcionou o curso é o sr. Klayton da empresa Théos Informática, que veio de Curitiba para transmitir todas as informações relativas ao sistema, durante três dias.

No dia 04 pela tarde e 06 pela manhã, orientou detalhadamente os funcionários da Mitra Diocesana sobre toda a funcionalidade do sistema.

E no dia 05, ministrou o curso técnico aos secretários, que aproveitaram para tirar as dúvidas mais comuns ao operarem o sistema.

O evento contou ainda com a participação de alguns párocos que aproveitaram para acompanhar a formação, depois que finalizou a Reunião do Clero que aconteceu no mesmo dia, no Seminário Maior.

Assessoria de Imprensa Diocesana

divisoria

19/09/2010 (DIOCESE DE PATOS DE MINAS PROMOVE ENCONTRO PARA OS RELIGIOSOS) – Aconteceu no Colégio Nossa Senhora das Graças em Patos de Minas-MG, um encontro entre os religiosos da Diocese.

O evento aconteceu na tarde do dia 19 de setembro e contou com momentos de oração, de partilha e também de reflexão acerca da vida religiosa.

Durante o encontro foram levantadas várias sugestões para reativar o Núcleo da CRN (Conferência dos Religosos do Brasil) de nossa Diocese.

Ficou definido que no dia 17 de outubro de 2010, os religiosos da Diocese de Patos de Minas-MG vão participar de um novo encontro, onde poderam aprovar os membros efetivos da CRB da Diocese, para animar e incentivar a vida religiosa aqui na Igreja particular de Patos de Minas-MG.

Waneska Barcelos – Assessoria de Imprensa Diocesana

divisoria

02/09/2010 (ASSEMBLEIA DIOCESANA “AÇÃO PASTORAL EVANGELIZADORA”)A Assembleia aconteceu no salão da DB, em Patos de Minas, reunindo o clero e fiéis da Diocese de Patos de Minas.

Os trabalhos foram conduzidos durante todo o ano de 2010, em etapas: primeiro foram levantados os trabalhos que estavam sendo realizados em cada paróquia, seguido de uma revisão geral em Assembleias Setoriais. Por fim, foi realizada a apresentação final para articular as novas diretrizes de ação pastoral evangelizadora da Diocese de Patos de Minas.

Dom Frei Claudio e Monsenhor José Magno tomaram frente à coordenação da Assembleia Diocesana.

Padre Maurino e padre Olivar animaram os participantes com cantos.

Os fiéis foram divididos em grupos para análise e levantamento das propostas de novas diretrizes a serem implantadas na nossa diocese, sob a orientação de Dom Frei Cláudio. Logo a seguir, os grupos apresentaram seus pontos definidos, que foram entregues à comissão organizadora.

Assim, três pilares foram definidos como prioridades para nossa ação pastoral evangelizadora: família; formação de lideranças; catequese.

FONTE: WANESKA BARCELOS (Assessora de Imprensa da Diocese de Patos de Minas)

divisoria

22/08/2010 (XIV CONGRESSO DIOCESANO DE CATEQUISTAS) – Acontecendo sob o tema “Iniciação Cristã: Novo jeito de viver o Evangelho” e sendo sediado em Rio Paranaíba, o Congresso contou com a presença de 1.650 catequistas.

Após o café da manhã nos dirigimos ao Ginásio do Parque do Zarico, onde fomos apresentados e recebemos as boas-vindas.

O evento foi dirigido pelo padre Roberto, pároco da paróquia-sede, com a participação de padre Ademir, coordenador diocesano da catequese; e fomos honrados com a presença de Dom Frei Claudio, nosso bispo diocesano.

Também fizeram presença: padre Juscelino, padre Marino, padre Valeriano, padre José Ricardo, padre Ronaldo, padre Antônio Carlos, diácono Marcelo, alguns seminaristas e religiosas.

Inspirados nas celebrações com os familiares dos catequizandos, todas as paróquias apresentaram os seus símbolos.

Os catequistas de São Gotardo compareceram em peso. Nossa paróquia Nossa Senhora Aparecida foi a responsável pela oração inicial.

Visto que hoje em dia, de acordo com as tendências atuais, é-nos impelida uma nova evangelização, Therezinha Cruz, catequista e escritora residente em Brasília, deu-nos como exemplo a evangelização que são Paulo realizou. Seguindo a ação evangelizadora de Jesus, ele se inseriu no meio do povo, olho a olho, e priorizou o essencial. Dona Therezinha sente, todavia, a necessidade de uma catequese renovada.

Dom Frei Claudio presidiu a celebração da santa Missa, dizendo que devemos ser pessoas orantes, e que tudo deve ser aplainado através da obediência à fé (escutar, acolher e dizer). Pedindo para sermos Igreja a irradiar a Palavra que ilumina, ele afirmou que obedecemos à Palavra escutando o silêncio.

O Congresso foi muito abençoado, recheado de confraternização e formação. O coral cantou e encantou. Tivemos coreografias e encenações bíblicas.

Desejamos que o Congresso produza muitos frutos e que o Senhor conceda a todos nós o dom da sabedoria e o entendimento da verdade, para que possamos vivê-la e comunicá-la com prazer e audácia.

Todo batizado DEVE CATEQUIZAR, e não apenas os catequistas. Jesus nos diz: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16,15). A Bíblia, a história do passado para provocar o futuro, é o nosso manual.

Catequistas, muito obrigado pela sua missão, um dom bendito. Vocês são anjos que anunciam, são apóstolos que ensinam.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

divisoria

04/08/2010 (ORDENAÇÃO DIACONAL DE VICENTE E COLEGAS) – 80 fiéis de São Gotardo, outra parcela do povo de Deus e os padres da diocese, reuniram-se, às 19:00h,  na Catedral de Santo Antônio de Pádua, em Patos de Minas, para as ordenações diaconais de Clério de Lisboa Batista, Eduardo Rezende Santos, Marcelo Ribeiro de Andrade e Vicente de Paulo da Silva (de São Gotardo).

Eles foram assistidos por seus pais e testemunhas de ordenação.

Dom Claudio Nori Sturm, bispo da diocese de Patos de Minas, presidiu a solene concelebração eucarística, ordenando diáconos a nossos irmãos pela imposição das mãos e pela oração consecratória.

Com o lema “Ai de mim, se não anunciar o Evangelho” – ICor 9,16c, Deus os estabeleceu na Ordem do diaconato, para participarem de modo especial na missão e na graça de Cristo.

Como ministro do altar, o diácono prepara o sacrifício e reparte, entre os fiéis, o Corpo e o Sangue de Cristo. É também sua função presidir as orações, administrar o batismo, assistir e abençoar os matrimônios e levar a eucaristia aos doentes.

Louvemos a Deus por esses nossos irmãos que deram o seu sim ao serviço do Senhor e roguemos que Ele derrame com bondade a sua bênção sobre estes seus servos e sobre todos nós.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM – Fonte: folheto da celebração

divisoria

21 a 24/07/2010 (PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO REPRESENTAM A DIOCESE PATENSE EM APARECIDA-SP) – O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida-SP foi palco do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação.

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, abriu o evento que contou com a participação de mais de 400 lideranças do todo o Brasil, inclusive da diocese de Patos de Minas.

De maneira muito clara, objetiva e evolutiva foram discutidos diversos temas, voltados para os lineares: as novas tecnologias e mídias, televisão e rádio.

Foram oferecidos os seminários próprios para as especialidades e área de atuação dos profissionais da comunicação como assessoria de imprensa, jornal impresso, jornal mural, internet (sites e blogs), rádios comunitárias e educativas, teatro, comunicação na catequese e comunicação na liturgia.

O que se repercutiu com maior ênfase foi a necessidade de uma integração geral de todos os meios comunicativos que já existem.

Estiveram presentes membros da Rede Globo de Televisão e o ator Eriberto Leão, que trouxe a tona seu envolvimento com o mundo artístico e religioso.

O encontro foi todo embalado com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, sendo que, ao final do evento, todos os participantes ganharam uma imagem abençoada da santa padroeira do Brasil, que agora é madrinha da Pastoral da Comunicação do Brasil.

Fiéis da diocese de Patos de Minas que trabalham como agentes da Pastoral da Comunicação, jornalistas, diagramadores, publicitários e pessoas que atuam com relações públicas, esperamos todos vocês para o encontro que acontecerá dia 17 de outubro de 2010, em Patos de Minas.

Assessoria de Imprensa Diocesana

divisoria

03/07/2010 (AÇÃO EVANGELIZADORA DIOCESANA – ASSEMBLEIA DO SETOR SÃO FRANCISCO) – A diocese de Patos de Minas possui quarenta paróquias, distribuídas em cinco setores, e a preocupação é que, para a “ação evangelizadora diocesana”, se faça um trabalho em conjunto com o clero e os fiéis, com Dom Cláudio ajudando no andamento. Então, o clero foi convocado, para que, frente às suas paróquias, realizasse assembleias paroquiais (já concluídas), seguidas de assembleias setoriais.

A assembleia do setor São Francisco (São Gotardo, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba e Tiros), com o tema “Ouvi o clamor de meu povo”, iniciou com padre Aureliano, coordenador do setor, dando boas vindas e agradecendo a todos pela presença. Padre Ronaldo, pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo, ministrou os trabalhos. Nove padres do setor estiveram presentes, além do frei Adilson, do acólito Clério e do seminarista Hemerson.

Após debates dos delegados (membros das paróquias do setor), foram definidas três prioridades a serem encaminhadas para a assembleia diocesana (12 de setembro de 2010): formação de lideranças, priorizar a família e a criação da pastoral catequética. O clero não participou dos grupos de debates.

É sabido que as paróquias da diocese já têm uma caminhada, mas é preciso ver o que deve ser priorizado; e, falando a mesma língua, ter a meta de um maior enriquecimento.

Padre Aureliano finalizou os trabalhos, dizendo que somos importantes para a Igreja e para Deus. Fazendo o agradecimento final, ele destacou aqueles que vão ser escolhidos para nos representar na assembleia diocesana.

A ata foi lavrada, lida e achada conforme, foi assinada por todos.

Abramos espaços para que o Senhor Jesus possa estar presente nesses trabalhos, fazendo-os frutuosos e para um maior crescimento diocesano.

Fábio Galvão – AGENTE DA PASCOM

divisoria

23 a 25/04/2010 (ENCONTRO VOCACIONAL) – Marcos Augusto, Wilian, Wagner, de São Gotardo e Darlei, de Matutina, tiveram a honra de ser chamados para participar da 1.ª Etapa do Encontro Vocacional, sendo que nossos párocos os encaminharam até o Seminário Maior Dom José Coimbra, em Patos de Minas.

Os adolescentes relataram que conheceram várias pessoas no encontro, tiveram palestras, participaram de celebrações da Santa Missa, inclusive com Dom Cláudio, e até jogaram futebol de campo com os seminaristas e alguns padres.

As palestras “O sentido da vida” e “O bom Pastor”, ministradas por nosso bispo, foram citadas por eles.

Eles ainda vão participar de mais dois encontros, para que, se Deus quiser, entrem para o caminho do sacerdócio – um caminho bom, como bem diz Marcos Augusto.

Padre Antônio Carlos declarou: Quem sabe pelo menos um desses quatro adolescentes se torne, por exemplo, um futuro bispo.

Marcos Augusto Santos – São Gotardo

divisoria

01/04/2010 (CAMPANHA CONSTRUÇÃO DA CASA DO CLERO) – Caros irmãos e irmãs, o Senhor lhes dê a Paz!

Neste ano Sacerdotal, temos motivo de alegrar-nos. O Santo Padre Bento XVI promulgou este ano de graça, para podermos agradecer e valorizar a vocação e missão do sacerdote. Todo Povo de Deus é Sacerdotal. Mas, em meio ao povo, Deus escolhe quem ele quer para servir a esse povo nas coisas de Deus.

Em meio a esta alegria, lembramos os sacerdotes que temos e nos servem com tanta dedicação e abnegação. Em nossa Diocese, graças a Deus, não temos falta de sacerdotes.

Todos podemos recordar com carinho os sacerdotes que passaram em nossas Comunidades e dedicaram seu tempo e suas melhores energias para servir o povo.

Na missa do Crisma da quinta-feira Santa deste ano de 2010, lancei uma proposta de campanha para a construção da casa do Clero. A finalidade dessa casa é acolher aqueles sacerdotes que inspiram cuidados e já não estão mais em condições de exercer seu ministério por motivo de saúde ou idade avançada. Queremos expressar nossa gratidão aos sacerdotes que não mediram esforços para levar em frente a missão da Igreja nas diversas Comunidades de nossa querida Diocese.

A proposta é muito singela. Consiste na colaboração de R$ 1,00 por mês. Essa ajuda pode parecer pequena, mas se cada pessoa se sensibilizar e der a sua ajuda, somando os esforços de todos, poderemos fazer a diferença. Até mesmo uma criança poderá dar sua contribuição, renunciando um sorvete, por exemplo, e doando esse valor para ajudar na construção da casa para o clero.

Sei que pode parecer insignificante, mas é um gesto que gera espírito de participação e nos compromete com o bem estar daqueles padres que já deram muito por nossas Comunidades e nossas famílias.

Entre nessa campanha com o espírito de doação e participação, e faça a diferença. Tenho certeza que Deus irá acolher esse seu gesto com abundantes bênçãos e graças, para você e sua família.

Desde já quero expressar minha gratidão pela benevolência de todos.

Recebam a minha bênção paternal,

 

Dom Frei Claudio Nori Sturm, OFM Cap – Bispo da Diocese de Patos de Minas-MG

divisoria

30/01/2009 (MORRE MONSENHOR OMAR NUNES COELHO) – “Na tarde de 28 de janeiro de 2009 retornei a querida Diocese de Luz-MG para prestar a minha última e reconhecida homenagem a figura singular do querido MONSENHOR OMAR NUNES COELHO, falecido piamente depois de mais de setenta anos de abençoado ministério sacerdotal e quase noventa e quatro anos de idade”.

Por delicadeza do querido irmão Dom Antônio Carlos Félix, ao dirigir palavras de reconhecimento pela vida e pelo ministério do saudoso Monsenhor Omar, poderia dizer que a faixa colocada no altar-mor da Catedral de Nossa Senhora da Luz, sintetiza a vida do Monsenhor Omar: humildade e simplicidade.

Sobrinho do primeiro bispo de Luz, DOM MANUEL NUNES COELHO, o próprio Monsenhor Omar reconhecia que lhe faltando o conhecimento mais profundo das ciências teológicas, foi ordenado sacerdote para servir e amar ao Povo de Deus. Foi exatamente isso que nosso querido Monsenhor Omar fez em toda a sua vida: levando uma vida austera, simples, tranquila, demonstrando a todos que a simplicidade que vem do seguimento de Jesus Cristo nos leva a viver a vida com alegria de servir a todos, sem distinção, acolhendo o diferente e edificando o Reino de Deus neste mundo tão contraditório. Por isso, todos nós sabemos e podemos dar testemunho da vida austera, simples, pobre mesmo que Monsenhor Omar viveu. Confiou na misericórdia de Deus e o Senhor não permitiu que nada faltasse a sua generosidade de servir.

Monsenhor Omar, no tempo em que foi meu Vigário Geral, e como eu apreciava o seu modo de ser espontâneo, direto, transparente, tranquilo, disse-me que “Dom Eurico, nas pregações eu sei subir, mas depois não sei aterizar. Eu falo, falo, e o povo se cansa, porque não sei como terminar a homilia. Será que o senhor permite que uma professora dê uma reflexão na missa. Se permitir escutar eu escuto bem. Se ela falar alguma coisa que não estiver certa eu corrijo”. Foi quando eu disse, “sim Monsenhor Omar, não só pode pedir uma pessoa que faça a reflexão como deve”.

Muitos outros episódios são marcantes na vida do Monsenhor Omar. Quando precisamente em 28 de janeiro de 2002, passei em sua casa para me despedir dele, sendo que em 28 de novembro de 2001 havia sido transferido daqui de Luz para Arcebispo de Juiz de Fora, Monsenhor Omar me disse na última visita que fiz em Luz e que foi precisamente a ele, meu íntimo colaborador: “Dom Eurico, eu irei rezar diariamente para que o senhor seja feliz e protegido em Juiz de Fora. E vou rezar até o último dia de seu governo arquiepiscopal”. Hoje, no mesmo dia 28 de janeiro, passados sete anos, quando eu estava comunicando que o Papa Bento XVI aceirara a minha renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Juiz de Fora, na mesma hora, chega a notícia de que Monsenhor Omar entra na glória de Deus. São as delicadezas de Deus, que não são reveladas aos sábios, aos doutores, aos mestres ou doutores da teologia ou do direito, mas são reveladas a homens que viveram, na simplicidade, a radical idade da SANTIDADE e do SEGUIMENTO DE JESUS CRISTO. Monsenhor Omar me acompanhou nestes sete anos com as suas orações e com a sua proteção espiritual, porque era um homem profundo na santidade e na retidão. Eu mesmo me confessava com ele e ficava encantado como ele era preciso na ajuda aos problemas espirituais que todos nós enfrentamos. Disso sou testemunha. Disso dou graças a Deus.

Na sua simplicidade, na sua jovialidade, na sua tranqüilidade e na sua confiança primeira e absoluta em Deus, o momento de hoje é de MUITO OBRIGADO. Muito obrigado Senhor Jesus pelo seu ministro sagrado, pelo seu testemunha entre os homens, pelo seu levita que nos santificou pela humildade, pela sua simplicidade e pela sua fidelidade.

Monsenhor Omar foi uma luz que iluminou seu tio Dom Manuel, que iluminou Dom Belchior, que iluminou a mim e que iluminou a Dom Felix. Que do céu, gozando agora da visão beatífica, Monsenhor Omar seja sempre a luz a iluminar, em nome de Cristo, as consciências do clero e do povo de Luz que no seu exemplo, de servo bom e fiel, em tudo deve fazer para que a Glória de Deus e a dilatação do seu Reino aconteça entre nós, como foi Monsenhor Omar, na alegria de ser discípulo-missionário de Jesus Cristo. Até breve, querido Monsenhor Omar. Sinto sua ausência física, mas me alegro de ter o seu aconchego do céu a me proteger e a proteger a querida, amada e sempre presente Diocese de Luz. – Fonte: Dom Eurico dos Santos Veloso (Administrador Apostólico de Juiz de Fora-MG)

SUA HISTÓRIA DE VIDA – Monsenhor Omar era filho de Notel Nunes Coelho (irmão de Dom Manoel Nunes Coelho, primeiro bispo de Luz-MG) e de Maria Isabel Rodrigues. Nasceu em Coroaci-MG, em 8 de maio de 1915. Fez seus estudos no Seminário Menor, no Seminário de Caraça, em Belo Horizonte-MG, e em Mariana-MG. De 1930 a 1935, fez o Seminário Maior (Filosofia e Teologia) em Mariana-MG. Dom Serafim Gomes Jardim oordenou diácono em Diamantina-MG (2 de abril de 1938) e presbítero (27 de novembro de 1938). Serviu a várias cidades da Diocese de Luz-MG. Foi Vigário de São Gotardo (de 1942 a 1952), Bom Despacho, Arapuá, Córrego Danta, mas foi a Luz que mais se dedicou. Nomeado Vigário Geral do Bispado e Chanceler da Cúria Diocesana em 1954, cargo e função que exerceu até 20 de maio de 1994, quando se tornou Vigário Geral Emérito. Completou em 2008, 70 anos de sacerdócio e era conhecido por ser um mais antigos do Brasil.

ÚLTIMAS HOMENAGENS – De acordo com o Jornal de Luz (www.jornaldeluz.com.br), nas homenagens prestadas, todos ressaltaram a sua humildade, simplicidade e espírito de oração. Representando a família, Maisa Mori Maciel, agradeceu os fiéis e aos amigos que foram presença na vida de seu tio. Pela comunidade, Rosalita Guimarães agradeceu ao Monsenhor Omar tudo que fez por nós e encerrou com uma bela canção – “Um dia escutei teu chamado”.

Fontes: noticiasluz.blogspot.com e http://www.jornaldeluz.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: