SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

2012

03/05/2012 (ENTREVISTA DO SGTV COM O PADRE DIVINO / SANTO SÃO GOTARDO) – Thiara Klein, jornalista do SGTV Canal 4, de São Gotardo-MG, entrevistou o padre Divino José Gonçalves, pároco da paróquia São Sebastião da cidade. A entrevista foi acerca do santo São Gotardo, em fase da comemoração histórica da Primeira Festa do Santo na cidade.

1) Quem foi o santo Sao Gotardo? (de onde é, porque virou santo)Nasceu na região da Baviera, na Alemanha, em 05/12/959. Foi ordenado padre, foi superior de mosteiros e bispo de Hildesheim. Foi canonizado em 1131, pelo papa Inocêncio II, em virtude de muitos milagres atribuídos a ele. Ex: devolveu a vida a um jovem, curou leproso, aleijados e cegos.

2) Apesar de não muito conhecido aqui na nossa região, o São Gotardo é um santo popular em outros lugares?Sim , é muito popular na Alemanha, tendo paróquias com seu nome, bem como na Itália e na Suíça. No Brasil ele é venerado em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul… E se Deus quiser será muito conhecido e amado pelos cidadãos são-gotardenses.

3) Por que a paróquia decidiu comemorar o dia do santo?Devido o nome da cidade ter o nome do santo, seria justo que ele fosse lembrado e comemorado. E como a cidade de São Gotardo é uma cidade de gente fervorosa na fé, este grande homem e grande santo seria uma razão a mais do povo buscar Deus em primeiro lugar.

4) Quando é comemorado o dia do santo?Geralmente comemora-se o dia do santo no dia de sua morte e conforme a história de São Gotardo ele morreu em 05/05 de 1038, com a idade de 78 anos e 15 anos de episcopado.

5) Os grandes santos geralmente ficam famosos por ajudar na intercessão de causas específicas, como o santo Expedito das causas urgentes, santo Antônio casamenteiro. Qual é o forte do Sao Gotardo? –  São Gotardo é o patrono dos comerciantes itinerantes, invocado contra a peste, doenças infantis, dor do parto, gota, chuva de granizo e também invocado por aqueles em perigo no mar.

02/05/2012 (SÃO GOTARDO-MG CELEBRA A 1.ª MISSA EM HOMENAGEM AO SANTO SÃO GOTARDO) –  No dia 5 de maio, no Brasil, comemoramos São Gotardo, santo protetor da saúde, que tem o mesmo nome da cidade de São Gotardo-MG, da diocese de Patos de Minas.

Assim, nas suas três paróquias, a cidade celebra a “1.ª Festa do Santo São Gotardo” de sua história, entre os dias 2 e 6 de maio, com entronizações de imagens do santo e bênçãos da saúde.

A festa em si está enraizada na PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO, onde serão celebradas sete missas no total, tendo sido a Primeira Missa, histórica, no dia 2, na capela Nossa Senhora do Rosário. A celebração teve início às 19h30, sendo presidida pelo pároco da paróquia, padre Divino José Gonçalves.

A prece especial da celebração – Dando início à comemoração do santo São Gotardo em nossa cidade, lhe pedimos bênçãos e graças pela saúde de todos nós, e esperança para todos aqueles que sofrem.

EQUIPE PASCOM

28/04/2012 (PLANO DE PASTORAL DIOCESANO) / Setor São Francisco – O Setor São Francisco, da diocese de Patos de Minas, fez uma reunião em São Gotardo para a preparação do Plano de Pastoral Diocesano. O evento contou com a participação de alguns membros das paróquias e párocos.

Destacou-se a necessidade do comprometimento com a dimensão pastoral a nível setorial, alcançando o maior número possível de pessoas. Um trabalho em conjunto, também valorizando a família, formará a tão desejada comunhão, a unidade da diocese.

Mudanças são necessárias. Na diocese existem bons conteúdos e ótimas iniciativas, mas é preciso organização para a missão, visando atingir a meta idealizada que é a formação de novos líderes.

Foram indicados os meios, as formas, as urgências, as ações a implantar, os organizadores e tudo mais para os trabalhos, sendo que uma equipe diocesana irá caminhar lado a lado com os responsáveis, que somos todos nós.

Padre Divino José Gonçalves, pároco da paróquia São Sebastião de São Gotardo, disse que o projeto é importante e que precisa ser direcionado para a missão. Destacou também a necessidade de melhor suporte para um trabalho inovador.

Como necessidade, o bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, pede a implantação do Conselho de Pastoral a nível setorial.

No final, houve uma avaliação da manhã de preparação, tudo focado na missão de ser Igreja de fato.

Desejamos um bom trabalho de evangelização em toda a nossa diocese e o aparecimento de novas lideranças, direcionadas no ardor missionário.

EQUIPE PASCOM

21 e 22/04/2012 (ENCONTRÃO DO EAC) – O encontrão do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) contou com a presença de 77 adolescentes e com total apoio dos nossos dirigentes espirituais: Padre Divino José, Padre Divino Lucas, Padre Orlando José e Monsenhor Vanderley Francisco.

No Encontro, os adolescentes aprendem a lidar com a família, amigos e com o próximo, de uma forma muito legal.

O EAC é uma base para que o adolescente possa aprender e ensinar que, nas nossas vidas, Deus vem sempre em primeiro lugar, pois Ele deu a vida pela humanidade.

Todos os sábados, às 17h00, ocorrem as reuniões no Centro Catequético, onde os adolescentes aprendem mais sobre a vida de Cristo e sobre outros assuntos muito importantes para suas vidas, e dão continuidade no que aprenderam no Encontrão. Onde alguns dos sete casais de tios estão sempre presentes para que ocorra uma maior concentração na reunião.

Este foi o 13º Encontrão do EAC realizado em São Gotardo.

EAC

15/04/2012 (ENCERRAMENTO DA 9ª FESTA DA MISERICÓRDIA EM SÃO GOTARDO) – Atendendo ao pedido que Jesus fez a Santa Faustina, realizou-se a 9ª  Festa da Misericórdia em São Gotardo. O anfitrião, o dono desta festa, foi Jesus Misericordioso; Ele que começou a Festa da Misericórdia, dizendo: “Bem vindo meu filho, bem vinda minha filha. Que bom que você veio… Eu estava esperando por você. Eu vi todos os esforços que você fez para estar aqui”.

Ivone Marques fez uma belíssima oração de entrega, levando os participantes a receber as bênçãos misericordiosas. O oferecimento do terço foi feito por Joana Maria da Purificação. Profissionais da saúde, a Pastoral da Saúde, o Apostolado da Oração das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, uma representação de Guarda dos Ferreiros, a RCC e o Terço dos Homens, foram responsáveis pelas intenções de cada mistério do Terço da Misericórdia.

Com a mesma piedade com que celebrou a Semana das Dores, com o mesmo entusiasmo com que celebrou a Semana Santa e o Domingo da Páscoa, o Padre Divino José fez uma profunda reflexão da Misericórdia Infinita. É Jesus que diz: “A chaga do meu coração é uma fonte de insondável Misericórdia”. Com sua voz possante, o padre fez a reflexão cantando: Misericórdia, oh! Senhor, misericórdia!

Jesus queria uma festa solene. Que é a mais solene: a presença de Jesus Sacramentado no meio de nós! Assim, o Padre Lucas fez a exposição do Santíssimo Sacramento e deu a bênção que há na face da terra.

Para dias especiais, para graças e bênçãos especiais, rezamos as orações nas intenções do santo Padre (o Papa Bento XVI), para receber as indulgências que a festa nos traz.

Celebrar a Festa da Misericórdia é ter um coração agradecido, é testemunhar as graças recebidas. No momento dos testemunhos, houve três edificantes testemunhos.

O ponto culminante desta 9ª Festa foi a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre Divino José. Com entusiasmo, ele conseguiu contagiar a todos com a alegria que vem do Espírito Santo.

A Comunidade São Gotardo, sensibilizada, agradece aos padres das paróquias, pois sem eles não teria sido realizada a 9ª Festa da Misericórdia, tão solene e tão piedosa.

 “Oh! Sangue e água que jorrastes do coração de Jesus, como fonte de Misericórdia para nós, eu confio em vós!

MARIA TEREZINHA LEOPOLDINO RESENDE

Apostolado da Divina Misericórdia

15/04/2012 (1.º CAJ) – 78 adolescentes, de 11 a 13 anos, das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, participaram do 1.º CAJ (Crescendo Acompanhados por Jesus) de 2012.

O Encontro aconteceu na Casa de Formação. Tendo início às 08h00, terminou ao meio dia, com o almoço.

Do Seminário Maior de Patos de Minas, veio o seminarista Artur Alan, que é filho de São Gotardo. Ele assessorou a Pastoral Vocacional na realização das atividades. Também estiveram presentes o Padre Divino José, Monsenhor Vanderly e o Padre Lucas, deixando mensagens de fé, entusiasmo e alegria.

A eles e a todos que ajudaram, o nosso agradecimento e nossas preces.

Aviso – Lembramos aos adolescentes que o próximo Encontro será no dia 10 de junho, também na Casa de Formação, a partir das 08h00.

                                                                      EQUIPE VOCACIONAL

14/04/2012 (CELEBRAÇÃO EM GUARDA DOS LOURENÇOS) – A Comunidade Guarda dos Lourenços, da paróquia São Sebastião, acolheu-nos com muita alegria para a celebração da santa Missa. Encontrando-se em festa, a Igreja celebrava o sétimo dia da Páscoa.

A Missa foi presidida pelo Padre Lucas, que na homilia destacou a manifestação do amor de Deus, que sempre nos dá oportunidades para renovação de vida.

No primeiro momento do Evangelho, vimos que Jesus, tendo ressuscitado, desejou a paz aos discípulos. Tomé, não estando presente, duvidou. No segundo momento, Jesus aparecendo novamente, apresentou-se a Tomé. O discípulo acreditou e O testemunhou com muita fé.

Somos convidados a testemunhar a Boa Nova da ressurreição de Jesus a todos, que o Filho de Deus, estando no meio de nós, está presente na Eucaristia.

Damos graças a Deus pela alegria do Padre Lucas ao anunciar a Palavra de Deus. Bendizemos a Comunidade Guarda dos Lourenços, verdadeiros cristãos no anúncio de que Jesus é o nosso Salvador.

EQUIPE PASCOM

SEMANA SANTA E DOMINGO DE PÁSCOA 2012 O Domingo de Ramos abriu solenemente a Semana Santa, relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém, onde é recebido como um rei. Jesus é recebido com ramos de palmeiras. Mas, os mesmos que o receberam com festa, O condenará à morte.

02/04: Na segunda-feira foi celebrada Missa na capela do Lar do Idoso, presidida pelo Pe. Lucas. Na Igreja Matriz foi celebrada Missa presidida pelo Pe. Divino José, com introdução da imagem de Nosso Senhor dos Passos e em seguida houve procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para o Hospital Pio XII, acompanhada dos representantes dos Apóstolos.

03/04: Na terça-feira foram celebradas duas Missas, na Igreja Nossa Senhora da Abadia presidida pelo Pe. Lucas e na Igreja Matriz presidida pelo Pe. Divino José, que fez uma belíssima homenagem a Nossa Senhora, cantando a musica Ave Maria e logo após a Missa houve procissão para o Hospital Municipal.

04/04: Na quarta-feira foram feitas duas procissões, uma saindo do Hospital Pio XII e outra do Hospital Municipal e se encontrando em frente à Igreja Matriz, onde o Pe. Divino José fez o sermão do encontro e houve o canto da Verônica. Em seguida houve Missa, presidida pelo Pe. Divino José. Padre Lucas presidiu a Missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

05/04: Na quinta-feira, iniciou-se o TRÍDUO PASCAL com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo Pe. Divino José, na qual aconteceu a cerimônia do Lava-pés, onde os Apóstolos foram representados pelos profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e outros) e duas pessoas tiradas do meio do povo. Após a Missa, o Santíssimo Sacramento foi transladado para a Igreja Matriz, onde deu inicio a vigília, até a meia noite, retornando na sexta-feira das 06:00 às 12:00 horas. A cerimônia foi celebrada na quadra do colégio Dimensão.

06/04: A sexta-feira teve início com a caminhada penitencial, que saiu das escadarias da Igreja Matriz em direção ao Balneário, com via sacra ao vivo, representada pelos jovens do EJC, MAC e EAC. Houve uma grande participação dos fiéis das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

Às 15:00 horas, aconteceu a celebração da segunda parte do TRÍDUO PASCAL, com a solene Ação Litúrgica, que consta da Liturgia da Palavra, da Oração Universal, da Adoração de Cristo na Cruz e da distribuição da Comunhão Eucarística.

À noite aconteceu, nas escadarias da Igreja Matriz, a apresentação do teatro “Jesus no caminho das canções” com os alunos da escola Estadual Coronel Oscar Prados, que mesmo debaixo de muita chuva mostraram todo o seu talento. Logo após, os fiéis saíram em procissão e voltaram para a Igreja Matriz para a veneração das imagens.

05/04: No sábado Santo, encerrou-se o TRÍDUO PASCAL com a celebração da Vigília Pascal, que iniciou às 21:00 horas, na Igreja Matriz, concelebrada pelo Pe. Divino José e pelo Pe. Lucas, com a Celebração da Luz (bênção do fogo novo, preparação e introdução do Círio Pascal na Igreja), Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal (com canto da ladainha de todos os santos, bênção da água batismal e renovação das promessas do Batismo), Liturgia Eucarística e Ritos Finais. Logo após a celebração da Missa seguiu-se a procissão pelas ruas da cidade, comemorando a ressurreição de Nosso Senhor. Na chegada da procissão houve uma belíssima encenação da ressurreição do Senhor seguida pela queima de fogos, na porta da Igreja Matriz.

06/04: No Domingo de Páscoa  o Pe. Divino José comemorou a páscoa com as crianças, na Missa das 08:30 horas da Igreja Matriz, onde aconteceu, também, celebração da Missa às 10:00 horas. Às 17:00 horas houve celebração da Missa na Igreja Santa Luzia e às 18:00 horas saiu a procissão da capela da Santa Casa para a Igreja Matriz, onde aconteceu a celebração da Missa e a homenagem dos coroinhas e auxiliadoras a Nossa Senhora, ocasião em que o Pe. Divino José cantou uma música em honra à Nossa Senhora da Glória e desejou Feliz Páscoa aos paroquianos e visitantes.

Ao Pe. Divino José e ao Pe. Lucas, parabéns por todas as celebrações e suas belíssimas homilias. E a todos que participaram e trabalharam, muito obrigado.

EQUIPE PASCOM

01 a 08/04/2012 (SEMANA SANTA E DOMINGO DA PÁSCOA) / Comunidade São José da Bela Vista – A Semana Santa e o Domingo da Páscoa na Comunidade é uma tradição. Grande evento de fé, amor, união e muita dedicação.

Há quase trinta anos, a Comunidade recebe a presença de um seminarista, que, no decorrer dos dias, realiza celebrações, encontros de formações, momentos de interação, e faz visitas às famílias locais. É onde acontece um grande crescimento na fé e uma troca de experiências. Em 2012, a Comunidade contou com a presença do seminarista Ronan, desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa; ele que, com simplicidade e humildade, cativou muitas pessoas.

É um momento esperado por todos, onde os afazeres são apressados, para à noite participarem de uma programação toda especial, com os artistas locais entrando em cena, abrilhantando mais ainda o evento com as apresentações.

Todos os dias, a Comunidade e visitantes fazem presença, sendo marcante a participação de crianças e de jovens, pois esses são a certeza da continuidade do evento. Ressaltamos também a disponibilidade das pessoas para ajudar no que for preciso, pois o evento só acontece e atinge seu objetivo, porque cada um, dentro da sua possibilidade, coloca-se a serviço de bem comum muito maior.

Feliz Páscoa a todos! E que a Sagrada Família abençoe todas as nossas Famílias!

DENÍSIE PEREIRA – AGENTE DA PASCOM

01/04/2012 (DOMINGO DE RAMOS) – A santa Missa foi presidida pelo Padre Divino e concelebrada pelo Padre Lucas.

Tendo início nas escadarias da igreja Matriz São Sebastião, onde houve a bênção dos ramos, seguiu-se caminhada, com personagens e também jovens levando a Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude, para a Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, na Praça São Sebastião, onde se deu continuidade a uma belíssima concelebração, com uma presença muita grande de fiéis.

Desejamos uma caminhada de Semana Santa muito abençoada para todos.

 Cristiane Oliveira – AGENTE DA PASCOM

25 a 31/03/2012 (SEMANA DAS DORES) – A Semana das Dores teve início no dia 25 de março, que também coincidiu com a chegada da Réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude na Paróquia.

Durante toda a semana aconteceram celebrações na igreja Matriz São Sebastião, presididas pelo Padre Divino e, em seguida, procissões para as casas de pessoas enfermas. Contou-se com grande número de fiéis.

As celebrações nas comunidades urbanas foram presididas pelo Padre Lucas, também com procissões para as casas de enfermos. O que foi uma inovação de nosso pároco, Padre Divino.

Durante as celebrações na igreja Matriz foram feitas homenagens dos jovens à Réplica da Cruz da JMJ, que encerrou sua visita no dia primeiro de abril, Domingo de Ramos, indo para a Paróquia Santa Cruz.

Nossos padres fizeram belíssimas homilias, falando sobre as dores de Nossa Senhora e as dores de muitas mães que veem o sofrimento de seus filhos e nada podem fazer.

Que Nossa Senhora das Dores proteja a todos nós.

Cristiane Oliveira – AGENTE DA PASCOM

17/03/2012 (CELEBRAÇÃO RELIGIOSA DO SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO) – Após curso de preparação, com a Pastoral Familiar, os noivos, Lílian e Claudio, uniram-se em matrimônio sob a assistência do Padre Divino Lucas de Souza (Padre Lucas), em cerimônia realizada na igreja Matriz São Sebastião.

Os noivos celebraram a união matrimonial testemunhados por familiares e amigos. O casal assinou o Livro de Registro juntamente com alguns das testemunhas.

Membros da Pastoral Familiar tomaram providências quanto à parte litúrgica e afins.

Lílian e Claudio, parabéns pela união! Deus os abençoe nessa nova caminhada.

COMUNIDADE CATÓLICA SÃO GOTARDO

11/03/2012 a 07/04/2012 (SÍMBOLO DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE EM SÃO GOTARDO) – Em 1984, durante um encontro em Roma, o Santo Papa, João Paulo II, entregou aos jovens participantes do evento, a “Cruz dos Jovens” símbolo de evangelização que deveria peregrinar pelo mundo por meio deles, com o compromisso da preparação para o grande evento, a JMJ. A cruz oficial é feita de madeira e tem 3,8 metros.

A JMJ é um evento internacional organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o mundo, com a participação do Papa.

Desde então, a cruz e o ícone de Nossa Senhora tornaram-se símbolos da Jornada Mundial da Juventude e rodam pelo mundo, especialmente pelos países que sediam o evento.

A última JMJ foi em 2011, em Madri, na Espanha, com a participação de quase 2 milhões de jovens. A próxima ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro-RJ, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, com o lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Enquanto isso a réplica da cruz peregrinará por todos os Estados do Brasil.

A réplica da cruz chegou em São Gotardo no dia 11/03/2012, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de onde seguiu para a Paróquias São Sebastião e depois para a Paróquia Santa Cruz.

Este presente deixado pelo saudoso Papa João Paulo II peregrina pelo mundo, simbolizando o amor de Cristo e unindo a juventude mundial em uma só nação, a Nação de Cristo.

EQUIPE PASCOM

11/03/2012 (NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO E SÃO JOSÉ, EM SÃO JOSÉ DA BELA VISTA) – A PASCOM se fez presente na Comunidade Rural “São José da Bela Vista”, da Paróquia São Sebastião, acompanhando o Padre Lucas (Divino Lucas de Souza), vigário na paróquia, que presidiu a celebração eucarística dos festejos da Festa de São Sebastião e São José na Comunidade.

Foi a primeira Missa presidida pelo Padre Lucas na Comunidade, tendo a participação de grande número de fiéis.

Padre Lucas proclamou o evangelho da purificação do templo, segundo João 2, 13-25, onde Jesus se apresenta como o novo templo.

Na homilia, o vigário destacou as três dimensões necessárias para a nossa caminhada rumo à Páscoa, as obras de misericórdia “jejum, oração e caridade”.

Após a celebração, foram arrematados leilões.

EQUIPE PASCOM

03/03/2012 (MISSA DE ACOLHIDA AO PADRE LUCAS) – O Padre Divino Lucas de Souza, chamado carinhosamente de Padre Lucas, foi acolhido como vigário na Paróquia São Sebastião de São Gotardo, diocese de Patos de Minas.

Padre Lucas é natural de Lagoa Grande-MG, onde foi ordenado sacerdote no dia 25/02/2012.

Foi a primeira Missa presidida pelo padre na cidade, realizada na igreja Matriz São Sebastião, com início às 19h30. Padre Divino José Gonçalves, pároco da paróquia, concelebrou.

Na procissão de entrada. Padre Lucas entrou junto com Dona Alvina, sua mãe.

Dando boas-vindas, o novo vigário paroquial deu boa noite a todos. Ele pediu que o Espírito Santo o ilumine na missão.

LITURGIA DA PALAVRA – A Palavra de Deus foi entregue ao novo vigário, que proclamou Mc 9, 2-10. Na homilia, ele salientou a importância da Quaresma, uma ocasião de preparação para a nossa transfiguração, para a nossa Páscoa, e enumerou as virtudes às quais devemos nos comprometer: jejum, oração e caridade. Dizendo que Jesus nos ensinou a jejuar, destacou o quanto a oração nos leva a Deus e quão importante é a caridade (o amor) para com os nossos irmãos.

Nas preces, foi pedido pelo novo vigário, para que a caminhada dele na paróquia seja iluminada sob a luz do Espírito Santo. Padre Lucas pediu que Deus ilumine a Comunidade, para a continuidade do caminhar firme na fé em Deus. No ofertório, foi ofertada a sua caminhada, missão, lutas e vitórias, representando o início de sua missão como sacerdote.

Padre Divino, cantor já com dois cd’s gravados, acompanhou o coral com uma voz abençoada.

A cadeirante, Dona Sebastiana, do Apostolado da Oração, foi a primeira a receber a hóstia consagrada das mãos do Padre Lucas, na comunhão.

HOMENAGENS – José Antonio Rodrigues, comentarista, disse ao novo padre: “Nos alegramos em recebê-lo para o início de sua caminhada como sacerdote. Queremos acolhê-lo dentro dos nossos corações. Sinta-se em casa”.

Padre Lucas, sendo reconhecido como um presente sublime que Deus confiou à paróquia, foi acolhido para uma caminhada alegre, com a graça de Nossa Senhora.

Padre Divino tomou a palavra relembrando um pouco da história do Padre Lucas, dedicando-lhe uma canção sobre a forma de encontrar a felicidade aos olhos de Deus.

Lideranças da paróquia homenagearam seu novo vigário, apresentando-lhe, por fim, um cartaz de acolhida.

O homenageado, mostrando-se muito alegre, agradeceu pelo carinho, pedindo que os paroquianos o ensinem a amar Jesus. Calorosa salva de palmas foi dirigida a ele.

Após falar que considera o Padre Divino como um irmão, Padre Lucas contou com sua mãe e duas sobrinhas ao seu lado no altar, quando agradeceu à força que sua família lhe deu. Outros seus familiares, assentados, acompanharam sorridentes.

Antes da bênção final, Padre Lucas encerrou os agradecimentos, dizendo: “Quero caminhar com vocês”. E, procedendo a bênção, pediu a intercessão de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida. Concluindo, disse: “Que Nosso Senhor os acompanhe”.

CONFRATERNIZAÇÃO – Após cumprimentos na igreja, aconteceu uma confraternização com as lideranças da paróquia, no Centro Catequético, onde Padre Lucas agradeceu por sua mãe ter sido levada a São Gotardo.

       EQUIPE PASCOM

03/03/2012 (ENTREVISTA COM ALINE, SOBRINHA DO PADRE LUCAS) –  A PASCOM entrevistou Aline Castro, sobrinha muito carismática do Padre Lucas:

Tive acompanhando meu tio durante 8 anos, desde quando ele começou, quando entrou para o seminário.

“É vocação mesmo”, ele sempre falou desde quando era pequeno.

E vendo isso hoje, depois de 8 anos, a gente fica muito feliz, porque ele passou por muitas turbulências. Porque não é fácil! Ele saiu do seminário durante uns meses, mas depois voltou, porque viu que é vocação dele mesmo.

Então, a gente fica muito feliz!

O meu tio é uma pessoa muito simples. Ele se adapta em qualquer lugar, com qualquer coisa.

 * Aline mora em Lagoa Grande-MG, onde participa do EJC. Ela tem 17 anos.

EQUIPE PASCOM

26/02/2012 (POSSE DO PADRE ADIVALDO EM MATUTINA) – A concelebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, tendo início às 10h00, na igreja Nossa Senhora da Abadia de Matutina.

Padre Adivaldo Vaz da Silveira renovou seus votos de ordenação sacerdotal, proferiu a profissão de fé e recebeu, das mãos do bispo, as chaves da igreja.

Na homilia, o bispo falou sobre a quaresma, tempo de conversão, e dos desertos que atravessamos em nossas vidas. Dando as boas-vindas ao Padre Adivaldo, desejou que ele faça a vontade de Deus e que, junto com a Comunidade, tenha um santo ministério.

No final da celebração, Padre Adivaldo agradeceu aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Coromandel, onde era pároco. Agradeceu também aos fiéis presentes de Tiros e das paróquias São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo. São Gotardo teve grande representatividade, tendo ido duas vans de pessoas e muitos outros em carros particulares.

O novo pároco pediu a colaboração dos fiéis de Matutina e disse que, para trabalhar bem, tem que ter paixão.

Padre Adivaldo é apaixonado pelo que faz e pelo povo, da mesma forma o povo deve corresponder. Um amor mútuo.

Ele não vai ter dificuldades, porque é impossível trabalhar com ele e não se apaixonar.

Foi servido almoço para os visitantes e convidados, sendo que o bispo fez uma breve oração, onde tivemos a graça da presença do Padre Adivaldo com muita simpatia.

Padre Adivaldo, que Deus o abençoe e que a Mãe Rainha o proteja sempre.

NEIDE FREITAS – AGENTE DA PASCOM

25/02/2012 (ORDENAÇÃO SACERDOTAL – PADRE DIVINO LUCAS DE SOUZA) – A ordenação foi realizada na Paróquia São Sebastião de Lagoa Grande-MG, tendo início às 09h00. A concelebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm.

Durante a homilia, Dom Claudio se dirigiu ao Divino Lucas e a todos, pedindo para que ele fosse verdadeira ponte que una a humanidade com Deus, em uma entrega sem reservas a serviço de Jesus e a dedicação total do sacerdote no exercício ministerial.

Logo após a cerimônia de ordenação, o Padre Divino Lucas pronunciou algumas palavras aos fiéis, agradecendo a presença dos celebrantes e a todos que participaram de sua caminhada. Ele desejou várias graças em retribuição pelo apoio que lhe foi dado. Em seguida foi servido um delicioso almoço, durante o qual o bispo fez as orações e abençoou a todos.

NEIDE FREITAS – AGENTE DA PASCOM

24/02/2012 (NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO EM GUARDA DOS FERREIROS) – Com muita alegria no coração venho partilhar com vocês sobre a Noite de Louvor e Adoração que aconteceu na igrejinha de Guarda dos Ferreiros.

Realmente foi algo fora do comum!

Logo no início, ao se apresentarem, os jovens foram falando das suas expectativas para a noite. A grande maioria disse que esperavam ser curados, libertos e que queriam sentir o amor de Deus em seus corações.

Deus, em sua atitude de nos amar, revelou seu amor em cada um de nós. Foram curas, libertações, testemunhos e momentos de adoração únicos, em que os jovens puderam encontrar com Cristo de forma especial, pessoal e com a decisão que vinha deles mesmos.

Em cada música ministrada, Deus já ia falando aos corações da importância do louvor e da alegria constante em nossas vidas. E, como forma de concretizar essas dádivas, Ele nos deu sua palavra: “Alegrai-vos sempre no Senhor; repito, alegrai-vos!” (Filipenses 4,4).

Contamos com a presença de vários jovens de Guarda dos Ferreiros, Agrovila, São Gotardo e Rio Paranaíba.

Tenho a certeza que Deus quer fazer infinitamente mais em nossa juventude. Não vamos desistir, porque o Senhor Deus nos ajuda.

Amados, a paz de Jesus e o amor de Maria!

MATEUS FELIPE FREITASMINISTÉRIO JOVEM RCC

22/02/2012 (QUARTA-FEIRA DE CINZAS) – A Quarta-Feira de Cinzas é o inicio de um tempo rico e profundo da liturgia. É o início da Quaresma.

As cinzas que os católicos recebem neste dia, simbolizam a busca pela reflexão da conversão, da mudança de vida. É o início da caminhada até a Semana Santa, para a Páscoa, sendo um verdadeiro retiro de fé.

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas proclama o evangelho em que Nosso Senhor fala da importância da esmola, da oração e do jejum em nossas vidas. Este simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

Nas celebrações atuais, os padres costumam marcar a testa com o sinal da cruz ou sob a cabeça, pronunciando as palavras: “Convertei-vos e credes no evangelho”.

Essa é uma data tradicional, onde se realiza várias celebrações, buscando proporcionar o acesso ao máximo de pessoas possíveis.

Nossa cidade foi marcada com várias celebrações nas paróquias, do início da manhã até a noite.

A Quarta-Feira de Cinzas 2012 teve o revezamento de nossos padres: Orlando, Divino e Monsenhor Vanderly.

EQUIPE PASCOM

19/02/2012 (CARNAVAL COM CRISTO – RCC EM AÇÃO)Vivemos mais um momento de alegria e descontração: O Carnaval com Cristo, que neste ano foi realizado somente no domingo, com início às 14h00, tendo espiritualidade e muita animação.

Padre Marco Antonio da Cruz celebrou santa Missa às 17h00, que foi uma bênção e com muita unção.

Deixamos nossos agradecimentos a todos que contribuíram, de maneira direta ou indiretamente, para que este evento acontecesse. Agradecemos aos jovens do EAC e MAC, que também ajudaram a abrilhantar, e muito, a nossa festa. Esperamos que no ano que vem, 2013, possamos planejar melhor e realizar as quatro noites de festa.

Em nome da RCC (Renovação Carismática Católica), agradecemos a todos

Convite: Queremos comunicar a todos que já fizeram o Seminário de Vida no Espírito Santo, que no dia 18 de março teremos Seminário de Cura Interior. Faça sua inscrição nos Grupos de Oração ou ligue para 3671-4937 ou 8855-1553, para maiores informações.

MARIA DO CARMO ROMUALDO – RCC

CARNAVAL 2012 – Quando se fala em carnaval, logo lembramos de fantasias, máscaras, desfiles, sambas e muita “alegria”. Infelizmente, neste período, muitas pessoas se enganam, com uma falsa alegria que dura enquanto o prazer é satisfeito e, na Quarta-Feira de Cinzas, vem os sentimentos de arrependimento, tristeza, rejeição. Depois só ficam cinzas de solidão e a sensação do nada e da falta de rumo. O carnaval do mundo exige fantasia. Nele, zomba-se da castidade. O respeito do corpo é esquecido, só vale ter prazer.

A Igreja, neste tempo em geral,  anda por outros caminhos. Convoca os jovens para o carnaval com o Cristo. Há uma experiência, sem máscaras, com fé, orações, partilha, crescimento espiritual, santidade, castidade, música, dança… Tem-se uma alegria verdadeira, sem a ressaca, na quarta-feira. Não somos copos descartáveis: temos um valor muito alto, custamos o sangue de Cristo, temos um Pai que nos ama e nos quer felizes. Não somos meros ocupadores de espaço, levando a vida de qualquer jeito. Temos que dar certo. Esta é a vontade de Deus. Somos santos de calça jeans. Não nos contentamos com pouco. O nosso lugar não é menos do que o céu e fomos feitos para a felicidade eterna. Quem busca o Senhor, não errará.

Se você ainda não viveu esta experiência diferente e radical, já fica o convite para o carnaval de 2013. Nossas paróquias sempre organizam o Carnaval com Cristo, além das excursões para  a Canção Nova. Informe-se e tenha a coragem de viver um carnaval diferente. Que a força do Senhor seja o nosso sustento.

EQUIPE PASCOM

16/02/2012 (PRIMEIRA MISSA DO PADRE CARLOS EDUARDO EM SÃO GOTARDO) – Padre Carlos Eduardo da Silva, recém ordenado sacerdote, celebrou sua primeira Missa em São Gotardo, na igreja Matriz São Sebastião.

Foi uma cerimônia alegre, presidida pelo mesmo e pelo Padre Divino José Gonçalves. Sendo a Missa das Rosas, foi preenchida pelo carisma contagiante e desenvoltura do nosso querido Carlos Eduardo, que transmitiu a mensagem do Evangelho de forma incisiva, fazendo todos refletir que “assim como Pedro, somos miseráveis, e ainda assim o Pai nos ama infinitamente e incondicionalmente”.

Extremamente carismático e espontâneo, “Dudu”, em muitos momentos, arrancou sorrisos dos fiéis, mostrando que a alegria contagiante é seu ponto forte e meio pelo qual conquistará muitos corações e grandes feitos.

Ao fim da celebração, Padre Divino fez uma linda homenagem ao companheiro. Houve também homenagens das pastorais, que deram boas-vindas ao sacerdócio do Padre Carlos Eduardo, desejando que suas atividades dêem bons frutos e que, para isso, também pode contar com toda a Comunidade.

REGIANE TEODORO – AGENTE DA PASCOM

07/02/2012 (JOANA D ARC, IRMÃ DO PADRE ANTÔNIO CARLOS AGRADECE SÃO GOTARDO) – OBRIGADA EM NOME DA NOSSA FAMÍLIA A ACOLHIDA E TODO CARINHO QUE O POVO DE SÃO GOTARDO SEMPRE NOS PROPORCIONOU NESTES 5 ANOS; VOCÊS CUIDARAM MUITO BEM DO PADRE ANTÔNIO. COM A GENTE TÃO LONGE, VOCÊS FORAM MAIS QUE FAMÍLIA PARA ELE.

OS MEUS PAIS QUANDO OS VISITAVAM, VOLTAVAM MAIS JOVENS, MAIS FELIZES. VOCÊS FAZEM TUDO MESMO COM O CORAÇÃO ABERTO!!!

QUE DEUS ABENCOE, ILUMINE E PROTEJA IMENSAMENTE ESTE POVO TÃO HOSPITALEIRO.

PARA SEMPRE OBRIGADA, Joana D arc – irmã do Pe Antônio, em nome de toda a família.

04/02/2012 (CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE POSSE DO PADRE DIVINO JOSÉ GONÇALVES)A paróquia São Sebastião de São Gotardo-MG, da diocese de Patos de Minas, conta com novo pároco. O Padre Divino José Gonçalves foi empossado pelo bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm.

O Diácono Divino Lucas de Souza brevemente também será um servo de Deus na paróquia. Padre Antônio Carlos Paiva, pároco anterior, estava celebrando em Serra do Salitre-MG.

A celebração eucarística aconteceu na igreja Matriz São Sebastião, lotada, tendo inicio às 19h50, sob a angelitude do Coral Santa Cecília, de São Gotardo.

O bispo e sua equipe de celebração foram recebidos com alegria. Além do Padre Divino José, concelebrou o Frei Adilson Vaz Donderi, padre representante do Setor São Francisco da diocese, a qual São Gotardo pertence.

Familiares do padre, de Vazante-MG, e outros visitantes, inclusive de Monte Carmelo-MG e Patos de Minas-MG, fizeram-se presentes.

O corredor central da igreja estava enfeitado com feltros em forma de pegadas, sob um tapete vermelho, escritos os nomes das pastorais, movimentos e ministérios paroquiais.

Dom Claudio saudou a todos, ressaltando que as trocas de padres acontecem em vista da necessidade de termos uma igreja missionária.

Já no altar, Dom Claudio entregou a estola ao Padre Divino José e, após o anúncio dos primeiros procedimentos da posse, o padre a ser empossado rezou o Creio, fazendo a sua profissão de fé. Ele fez o juramento da boa condução da nova paróquia, sendo orientando pelo bispo, ao receber o Evangelho, no anúncio da Palavra.

Dom Claudio salientou o momento importante, com um novo servo a servir uma comunidade paroquial através da Palavra de Deus. Desejando um ministério fecundo ao padre, deu-lhe o serviço para ser realizado com disponibilidade e alegria, pedindo que Maria Santíssima o ampare diante das adversidades. À comunidade, Dom Claudio pediu que acolha seu novo pároco de braços abertos, com ambos crescendo na santidade.

Padre Divino José pediu a bênção ao bispo e, a exemplo do bom pastor, declarou-se pronto para a missão. E assim lhe foi passada a sede presidencial da paróquia, recebendo as chaves da igreja, do sacrário e da capela do sacrário, para onde se dirigiu juntamente com o bispo e auxiliares. Voltando, recebeu os símbolos para os sacramentos do batismo e da penitência.

Padre Divino José prometeu ser fiel à Igreja, seguindo com fidelidade os seus preceitos.

Nas preces, sobretudo pelos ministérios do Padre Divino José e do Diácono Divino Lucas, pediu-se também que o Padre Antônio Carlos Paiva seja iluminado, Dom Claudio seja sempre fortalecido na sua missão e pelo Frei Adilson.

Nas oferendas, foi colocada no altar a caminhada do novo pároco. Ele distribuiu a comunhão para grande número de fiéis.

Autoridades locais deram as boas-vindas ao empossado, entregando-lhe uma chave simbólica e uma bandeira da cidade. Em nome de todas as famílias e fiéis católicos da cidade, um casal entregou-lhe uma imagem de São Sebastião e duas funcionárias paroquiais entregaram-lhe uma placa dando as boas-vindas.

O Projeto Amor em Ação deu uma linda toalha bordada a Dom Claudio e o Frei Adilson foi homenageado com uma salva de palmas.

Durante a música dos abraços, membros das pastorais, movimentos e ministérios paroquiais abraçaram o novo pároco. Ricardo Nunes, em nome do CPP e do COPAE, reconheceu-o como um presente vindo de Monte Carmelo-MG, dando-lhe boas-vindas e pedindo bênçãos para o ministério.

Padre Divino José agradeceu a todos, dizendo que a vida do cristão é feita de sacrifícios. Inspirado no tapete vermelho com as pegadas, ele desejou que sua missão seja uma caminhada rumo ao altar. Oferecendo-se como amigo para todos, salientou que “é no amor de Deus que sustentaremos a comunidade”. Terminando, pediu que Cristo pudesse conduzi-lo na caminhada, navegando em águas mais profundas. Falando sobre o Padre Antônio Carlos Paiva, ele disse que também deixou corações dilacerados.

Uma calorosa salva de palmas “estremeceu” a igreja após o término de suas palavras.

Foi lida a ata da posse, conforme nomeação de oito de dezembro de dois mil e onze, sendo assinada por Dom Claudio, Padre Divino José, Frei Adilson, autoridades locais, dois paroquianos ministeriais, uma das secretarias, Maria José Lopes, e por Ricardo Nunes.

Após o bispo proceder a bênção final, ainda na igreja, o novo pároco começou a receber cumprimentos. A recepção aconteceu no Salão de Eventos.

Que todos acolhamos e anunciemos a Palavra de Deus.

 EQUIPE PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

02/02/2012 (PADRE ANTÔNIO CARLOS, SÃO GOTARDO TE AGRADECE) – Palavras da Missa de Ação de Graças pelo Padre Antônio Carlos Paiva.

Ricardo Nunes, do Terço dos Homens, pediu a Deus que ilumine e fortaleça Padre Antônio Carlos Paiva na missão a assumir em Patos de Minas, na Paróquia São Benedito.

Nas oferendas, foi apresentada a caminhada sacerdotal do então pároco da Paróquia São Sebastião de São Gotardo e seus 12 anos de sacerdócio, sendo dado graças a Deus por tudo que ele realizou.

Ficaram louvores e agradecimentos a Deus pelo pai espiritual da paróquia, por sua missão pastoral de uma vida de entrega e obras espirituais e até materiais, como a construção da igreja Santa Luzia.

Em nome da paróquia, mostrando gratidão, Celeste indagou que outro chão, novo rebanho, novos desafios esperam nosso amigo, e que não existe despedida: “NOS VEMOS POR AÍ”.

O Coral Santa Cecília, tanto incentivado pelo padre, lhe deixou sinceros agradecimentos, desejando-lhe muitas felicidades.

Padre Antônio, leve os nossos corações com o senhor.

Te amamos! Saudades!

COMUNIDADE SÃO GOTARDO-MG

 

02/02/2012 (PALAVRAS DO PADRE ANTÔNIO CARLOS AOS FIÉIS DE SÃO GOTARDO) Padre Antônio Carlos Paiva agradece pelo seu ministério sacerdotal na paróquia São Sebastião de São Gotardo, desejando que Deus derrame graças e bênçãos sobre todos os fiéis da cidade.

Fica de reflexão a “história que ensina” contada por ele na Missa de Ação de Graças, sobre um jovem confortando um doente desconhecido, onde o doente precisava do amor como de um filho e ele precisava de um pai para amar, na pessoa daquele homem. Reflita!

Padre Antônio diz que foi Deus que quis, que o sondou a ficar na paróquia, onde encontrou afago em toda a cidade, uma grande família que o acolheu de braços e casas abertas.

Ele destaca os tantos momentos de festas e celebrações, tudo vivenciado juntos. E diz que as lágrimas roladas são divididas com a comunidade.

Iniciando com o poema “Degraus”, de Herman Hesse, com os dizeres: “Assim como as flores murcham e a juventude cede à velhice, também os degraus da vida, a sabedoria e a virtude, a seu tempo, florescem e não duram eternamente”, Padre Antônio agradece a Deus, dando graças por tudo e por todos da paróquia por ele presidida, desde os enfermos assistidos ao CPP e ao COPAE, e por todos de São Gotardo.

Ele orienta a comunidade a acolher o Padre Divino José Gonçalves e o Diácono Divino Lucas de Souza.

E, oferecendo seu coração e sua casa, ele confirma a continuidade dos laços de amizades criados em São Gotardo.

NO ENCARTE DISTRIBUÍDO, PREPARADO COM CARINHO, PADRE ANTÔNIO CARLOS DIZ:

Mais uma vez o Senhor me envia a uma nova missão.

“… O apelo à vida que nos chama não tem fim..”

Lá vou eu, de novo. O nosso caminho é feito pelos próprios passos, mas a beleza da caminhada depende dos que vão conosco.

Junto ao “encanto que nos protege e ajuda a viver”, levarei saudade.

E VOCÊ, É CLARO, FAZ PARTE DELA…

Por favor, quando se lembrar de mim, eleve o coração ao céu e peça a Deus que me dê as alegrias e VIDA que me deu aqui.

Minha gratidão por TUDO e perdão pelo que “não amei o bastante…”

Com todo o meu carinho, abraços! Deus lhes recompense por tudo. Até breve!.

Aqui vivi 5 anos, 5 meses e 10 dias felizes de minha vida!

 Obrigado, Deus! Obrigado, Paroquianos! Obrigado, São Gotardo!

Pe. Antônio Carlos Paiva – 24 de agosto de 2006 a 3 de fevereiro de 2012

 

02/02/2012 (MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO PADRE ANTÔNIO CARLOS) – Padre Antônio Carlos Paiva celebrou sua última missa como pároco da paróquia São Sebastião de São Gotardo.

A celebração aconteceu na igreja Matriz São Sebastião, iniciando às 19h00, com igreja lotada. Estava sendo comemorado a “Apresentação do Senhor Jesus”.

Padre Antônio entrou com uma capelinha da Mãe Peregrina, sob salva de palmas. O Coral Santa Cecília cantou o “Hino da Mãe Peregrina”.

Tendo estado em São Gotardo em 1999, como diácono, lhe foi entregue a veste diaconal, por um coroinha.

No ato penitencial, ele volveu-se para a imagem do Cristo na cruz.

Em vista de que ele celebrou a primeira missa na igreja Nossa Senhora do Rosário, dia 24/08/2006, Irene, Ministra da Palavra da comunidade, lhe entregou um porta retrato com uma foto da celebração.

No Hino de Louvor, foi cantada a música “Glória a Deus”, acompanhada por palmas.

A Palavra de Deus, que Padre Antônio tanto pregou e viveu, lhe foi entregue, juntamente com um castiçal com uma vela, pelo casal Marcelo e Joana. Ele ergueu o Livro Santo, sob salva de palmas.

A seguir, coroinhas e auxiliadoras apresentaram exemplares do livro “Histórias que ensinam”.

A leitura do dia, Malaquias 3,1-4, foi lida por Alzira, catequista, seguida do salmo 109, “Sacerdote para sempre”, cantado pelo coral.

Na aclamação do evangelho foi cantado “Como são belos” e, após proclamar Lucas 21,22-40 (a apresentação de Jesus em Jerusalém), Padre Antônio beijou a Palavra de Deus.

Padre Antônio iniciou a homilia com os dizeres: “Meus queridos irmãos e irmãs”. Ele contou uma história que ensina, de um jovem confortando um doente desconhecido.

Terminando a homilia, uma calorosa salva de palmas ecoou pela igreja.

Nas preces, Ricardo Nunes, do Terço dos Homens, pediu a Deus pelo Padre Antônio. Nas oferendas, foi apresentada a sua caminhada sacerdotal e seus 12 anos de sacerdócio. A música cantada foi “Renova, Senhor, minha vocação”.

Proclamamos a glória do Senhor entoando “Santo é o Senhor”. Pai Nosso foi cantado de mãos dadas, seguido do “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo”.

Na comunhão, enquanto Padre Antônio ficou sentado perante o altar, no seu momento mais forte de emoção, o lançamos para novo mar com a música “Navegar”.

“O milagre desta comunhão”, falando da dedicação dele no nosso altar, encerrou a parte melódica da comunhão.

Ficaram louvores e agradecimentos a Deus pelo Padre Antônio Carlos, com representantes das pastorais, movimentos e ministérios paroquiais o abraçando ao som de “Noites traiçoeiras’. Vários fiéis concluíram com uma música improvisada.

O Coral Santa Cecília fez uma homenagem ao estimado amigo. Novo momento de emoção, seguido do sorriso marcante que tanto cativou uma multidão de fiéis que o tem guardado eternamente em seus corações. A música foi “Eternos amigos”.

Foi procedida a “Consagração a Nossa Senhora”, com Padre Antônio segurando a capelinha da Mãe Peregrina, com a qual deu a bênção final, encerrando com as palavras: “O Senhor sempre os acompanhe”.

Celebração encerrada. Ele é cercado por fiéis, recebendo abraços de satisfações e saudades, ao ritmo da música “Mais que amigos”.

A música “O profeta” encerrou a missão do Padre Antônio Carlos Paiva como pároco da paróquia, enviando-o para a nova missão.

A confraternização aconteceu no Salão de Eventos, no dia seguinte, 3.

EQUIPE PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: