SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

2011

CERIMÔNIA DE BÊNÇÃO DA IGREJA SANTA LUZIA

A comunidade católica de São Gotardo vem fortalecendo cada vez mais na caminhada da fé e com isso, sentimos a necessidade de uma Igreja no bairro Boa Esperança. Pe. Antônio Carlos sentiu-se desafiado pelo anseio do povo. Foi aí que começou uma grande mobilização na comunidade e, com o apoio do povo nas promoções, patrocínios e com muito esforço e dedicação, a ideia tomou força e pouco a pouco foi se concretizando. E assim tijolo após tijolo, a bela Igreja, casa do Povo de Deus foi erguida – Igreja Santa Luzia. Ainda se tem muito que fazer, mas já está pronta para acolher os fiéis. E com as bênçãos de Deus e a bondade do povo, logo a construção chegará ao final.
No dia 28 de novembro, celebramos a benção da Igreja com dedicação do novo altar, do novo ambão, da nova presidência e dos outros elementos para o culto divino.
Foi uma cerimônia belíssima presidida pelo Reverendíssimo Dom Cláudio Nori Sturn, bispo diocesano e concelebrada por Pe. Antônio Carlos de Paiva, nosso pároco.
Dom Cláudio benzeu a água dizendo que estávamos reunidos pela fé e caridade e somos nós mesmos a Igreja plantada no mundo, sinal e testemunho do amor de Deus. Aspergiu a assembleia, as paredes da Igreja, o ambão e o altar. Apresentou o Evangeliário e disse:”ressoe sempre neste lugar a Palavra de Deus, para revelar-vos o mistério de Cristo e efetuar vossa salvação”. Incensou também a cadeira do celebrante. Pela imposição de suas mãos e prece de dedicação, o novo altar foi entregue a Deus para a celebração da Eucaristia. Após a dedicação do altar, foi feita a unção do mesmo com óleo do Crisma. O incenso foi queimado sobre o altar, simbolizando o sacrifício do Cristo. Com uma prece, as velas foram acesas simbolizando a luz de cristo no local. Antes da Liturgia Eucarística, deu-se a benção do novo Tabernáculo Eucarístico, proferiu a oração da benção e o incensou.
Foram momentos muito belos de oração e de profundo respeito pelo Sagrado.
Pe. Antônio Carlos e a comunidade católica de são Gotardo estão de parabéns por esta conquista!

Maria Bernadete de Oliveira Rodrigues

Consagração do Altar Igreja Santa Luzia

Novena de Natal – 2011

PARTICIPE DA NOVENA DE NATAL EM FAMÍLIA.

FORME SEU GRUPO E PROCURE O ESCRITÓRIO PAROQUIAL E ADQUIRE SEU LIVRO.

LEMBRE-SE DE QUE JESUS QUER UM LUGAR PARA NASCER E ESSE LUGAR É SEU CORAÇÃO E SEU LAR!

 

 

17 a 22/07/2011 (7º MUTIRÃO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO – MUTICOM) – O 7º Muticom foi promovido pela CNBB, com apoio da Regional Leste 1 e realizado pela arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio.

 * Tema: “Comunicação e Vida: Diversidade e Mobilidades”
* Local: Rio de Janeiro (RJ) / Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)
 
A diocese de Patos de Minas juntou-se a representantes das dioceses do Brasil para refletir sobre a comunicação relacionada com a vida cotidiana e suas expressões. O assessor diocesano da Pascom, padre José Ricardo Lucas de Lima; Waneska Barcelos, de Patos de Minas; Fábio Galvão, de São Gotardo; Claudia Milagrosa e Marlísia da Silva, de Patrocínio; foram os representantes da diocese.
 
A Missa de abertura foi celebrada por dom Claudio Maria Celli, Presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social.
 
Aconteceram quatro grandes momentos, contando com conferências e painéis, que auxiliaram na reflexão do tema.
 
No dia 20 aconteceu a cerimônia de entrega dos prêmios de comunicação da CNBB, no Ginásio da PUC. “Os prêmios são um reconhecimento àqueles que trabalham na comunicação ajudando a construir a civilização do amor”, disse dom Dimas Lara Barbosa, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, da CNBB. O padre Fábio de Melo entregou um dos prêmios e cantou a música “Vida”. A cantora Manu Santos encantou com a suavidade e beleza da sua voz.
 
Oficinas e grupos de trabalho, feiras de produtos e serviços na área de comunicação, além de seminários fizeram parte da programação do evento.
 
Foi possível visitar instituições e projetos sociais do Rio de Janeiro relacionados à comunicação, como o Projac e a rádio Voz da Comunidade, do Complexo do Alemão; além de programação cultural, com apresentações de filmes, peças teatrais, shows musicais, poetas e trovadores.
 
As atividades litúrgicas foram realizadas na igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Campus da PUC, exceto a oração do Ângelus transmitida direto do Santuário do Cristo Redentor pela Rádio Catedral.
 
O 8º Muticom será de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, em Natal (RN).
 
Uma equipe da arquidiocese de Natal participou para observar a dinâmica do Muticom. O coordenador da equipe, padre Edilson Soares Lopes, recebeu informações do 7º Muticom e o símbolo do Mutirão.
 
“Estamos recebendo com alegria esta função para sediarmos o 8º Mutirão”, disse o padre Edilson. Ele enfatizou que farão tudo pelo êxito do próximo mutirão.
 
Através de vídeo, dom Matias Patrício de Macedo, arcebispo de Natal, adiantou: “Sejam bem-vindos a Natal”.
 
Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), agradeceu a Deus e aos organizadores do 7º Muticom, desejando que, com base no Mutirão, o Evangelho seja anunciado a todos.
 
Os que ficaram para o encerramento assistiram a apresentação da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, do Rio de Janeiro (RJ).
 
Comunicar é evangelizar. Estamos convocados para a ação: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
 
A Igreja deve resgatar o sentido humano da comunicação. Mobilizemos através dos meios de comunicação favoráveis.
 
Fábio Galvão – Agente da Pascom

26/05/2011 (INVESTIDURA DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO / Paróquia São Sebastião) – A celebração, presidida pelo pároco Padre Antônio Carlos, aconteceu na Igreja Matriz São Sebastião, tendo início às 19h00, com a participação do acólito Carlos Eduardo, familiares dos novos ministros e outra parcela do Povo de Deus.

Na homilia, Padre Antônio Carlos salientou que a oração e o seguimento à Palavra de Deus dão sentido à nossa missão de filhos de Deus.

Ele nos deixou o exemplo do santo da liturgia do dia, São Filipe Néri: o “santo da alegria e da caridade”. Ele serviu a Deus através dos pobres, sendo um ombro amigo dos jovens.

Fundamentalmente, precisamos viver uma vida digna e comungando sempre, todavia, com o coração contrito.

O Rito de Investidura dos novos Ministros Extraordinários da Comunhão teve início com os 38 nomeados sendo chamados, um a um.

A seguir, dizendo “sim”, eles dignaram-se a exercer o ministério com amor e entrega. Dessa forma, familiares vestiram-nos com o jaleco, sua veste própria.

Rezando sobre os novos ministros, Padre Antônio Carlos pediu a Deus que os fortaleçam durante os três anos do ministério.

Foi lido o Decreto de Nomeação, oficializado pelo nosso bispo diocesano, Dom Frei Claudio Nori Sturm, conferindo a permissão temporária aos nossos queridos irmãos na fé em Jesus Cristo.

A função, sendo temporária, denota que eles são ministros extraordinários da comunhão, e não da Eucaristia, que é função apenas dos ministros ordinários, os sacerdotes.

O acólito Carlos Eduardo também colaborou no Rito de Investidura.

No final da celebração tivemos uma singela coroação à imagem da Nossa Senhora.

Aos novos ministros e seus familiares, os nossos sinceros parabéns!

Dirijamos nossas orações a esses novos discípulos de Jesus para que, segundo a Palavra Deus, sejam verdadeiros representantes de Jesus ao distribuírem a comunhão nas missas, aos doentes e necessitados, além de cuidarem dos objetos sagrados e exporem o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis.

Padre Antônio Carlos, Padre Orlando, acólito Carlos Eduardo, aos ministros que cumpriram suas missões entre 2008 a 2011, e a todos mais que fizeram parte ou contribuíram, fica aqui os nossos sinceros agradecimentos.

Que Deus abençoe a todos!

Obs.: Se você estiver interessado em fotos, a PASCOM tem acervo de mais de 200 fotos desse evento. Procure o Escritório da Paróquia São Sebastião.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

04/07/2011 (O PROJETO AMOR E AÇÃO ENCERRA SUAS ATIVIDADES DO 1.° SEMESTRE) – O Projeto Amor e Ação, que trabalha em prol de gestantes de nossa cidade, através de prévio cadastro, encerrou suas atividades do primeiro semestre.

Sabemos o quanto é edificante o trabalho de cada componente do Projeto, o tanto que se doam em benefício de suas estimadas irmãs em Cristo.

Neste dia teve bingo, com vários brindes, e um delicioso lanche após ser cantado parabéns para as aniversariantes.

O bolo de aniversário também foi sorteado.

Agradecemos imensamente pela doação dessas “formiguinhas de Deus” e pela benevolência de todas as pessoas que colaboram.

Deus abençoe a todos. Nossa Senhora interceda por cada um em especial.

FÁBIO GALVÃO – EQUIPE PASCOM

21 e 22/05/2011 (ENCONTRO DO MAC) – O Encontro do Movimento de Amizade Cristã aconteceu no Salão de Eventos.

A primeira reunião do MAC com a presença dos encontristas, agora novos membros, foi no dia 25/05/2011, nas Obras Sociais, e a PASCOM (Pastoral da Comunicação) marcou presença, tirando algumas fotos, vendo e sentindo que a família maquiana continua frutificando, e muito, na sua  missão de aproximar os jovens de Deus, fortalecendo o espírito de amizade pessoal e com Jesus.

Que Deus abençoe o MAC, em especial, agora no momento, os novos membros, que são super bem-vindos à família maquiana.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

17/04/2011 (DOMINGO DE RAMOS / Paróquia Nossa Senhora Aparecida) – Na liturgia do Domingo de Ramos revivemos a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém para celebrar a Sua Páscoa.

Três símbolos estiveram presentes na liturgia: os ramos, a procissão e a proclamação do Evangelho da Paixão (lido por várias pessoas).

A celebração, presidida por Padre Ronaldo e concelebrada pelo Frei João Bosco, teve início em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima, com a bênção dos ramos.

Em seguida, aconteceu a procissão para a Quadra da Escola Cecília Meireles, onde houve a sequência da santa Missa.

Frei João Bosco, natural de São Gotardo, chegou há pouco tempo do Timor Leste, na Ásia, onde estava em missões. Enaltecendo a participação dos fiéis, ele denotou-nos como a torcida de Deus.

Nesse dia tivemos a Coleta da Solidariedade, destinada a projetos sociais, preferencialmente relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade 2011: “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Jesus, que não quis um trono importante, viveu, na realidade, o caminho do calvário, culminando com a sua morte na cruz.

Jesus ressuscitou! A Páscoa se aproxima!

Preparemo-nos para a Páscoa convertendo-nos para o Pai.

Aclamemos Jesus como nosso rei, o todo momento, em todas as circunstâncias.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

10 a 16/04/2011 (SEMANA DAS DORES) – Contemplamos as sete dores de Maria, nas Paróquias São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e na Quase Paróquia Santa Cruz.

Primeira e segunda dor: Maria acolhe a profecia de Simeão (Lc 2,34-25): Maria foge para o Egito com Jesus e José (Mt 2,13-14);

Terceira e quarta dor: Maria procura Jesus, que ficara no templo (Lc 2,43-45); Maria encontra Jesus no caminho do Calvário (Lc 23,26-27);

Quinta e sexta dor: Maria está junto à cruz de seu filho (Jo 19,25-27); Maria acolhe, nos braços, o corpo inerte do filho (Mt 27,57-59);

Sétima dor: O corpo de Jesus é colocado no sepulcro. Maria a tudo assiste (Jo 19,40-42a).

Nós vos louvamos, Senhor, e vos bendizemos, porque associastes a Virgem Maria à obra da salvação.

Contemplamos vossas dores, ó mãe de Deus! E vos seguimos no caminho da fé!

EQUIPE PASCOM

09 e 10/04/2011 (SEMINÁRIO DE DONS CARISMÁTICOS) – O Seminário aconteceu na Escola Professor Balena, sendo uma oportunidade de mergulhar nas grandezas do Espírito de Deus e viver uma experiência profunda de sua ação em nossas vidas, através dos carismas.

 Os dons carismáticos ou carismas são dons maravilhosos dados pelo Espírito Santo aos batizados. São conhecidos também como dons efusos e são concedidos por Deus conforme a necessidade de seu povo.

As graças mudam a vida de oração e evangelização, enchendo de poder do Espírito Santo as pessoas que o conhecem.

Esses dons servem para evangelização e para a edificação de nossa Igreja.

É muito bom saber que o Espírito Santo  caminha conosco, nos auxiliando na evangelização.

KARLA – RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

09/04/2011 (PASSEIO ECOLÓGICO) – Com um Passeio Ecológico, contando com a participação de catequistas, catequizandos, pais, a comunidade e convidados, a Paróquia São Sebastião de São Gotardo-MG realizou o Gesto Concreto da CF 2011, com o plantio de mudas de árvores.
Foi uma tarde de oração, reflexões, contato com a natureza, confraternização e um delicioso lanche.
A chuva, embora tenha cessado, impediu a participação de mais pessoas; mesmo assim contamos com 125 pessoas.
A caminhada começou no Balneário, indo em direção ao Capão dos Lopes. Teve três momentos de reflexões, onde os convidados e o catequista Ricardo nos falaram.
O acólito Carlos Eduardo, que também participou, deixou sábias palavras acerca do tema do Passeio Ecológico “Fraternidade e a Vida no Planeta”.
Que felicidade ver as crianças concentradissímas na hora do plantio das mudas das árvores, inclusive com algumas participando ativamente.
Vimos que precisamos cuidar mais da natureza, que já está muito destruída, comprometendo seriamente a harmonia de nosso planeta.
A Pastoral Catequética, que organizou o evento, agradeceu ao IEF, à Polícia Florestal, à Pastoral da Comunicação e ao fazendeiro Carlos e família.

Fábio Galvão – Agente da Pascom de São Gotardo-MG

02/04/2011 (ENCONTRO DOS COORDENADORES SETORIAIS DA CATEQUESE) – Os coordenadores da catequese do Setor São Francisco (Arapuá, Carmo do Paranaíba, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros) reuniram-se em São Gotardo-MG para um Encontro de preparação.

O Encontro foi conduzido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo-MG, com Neusa Castro, catequista da paróquia, dirigindo os trabalhos.

Palestras, dinâmicas e o estudo do documento “Verbum Domini” destacaram mais o dia de formação.

Padre Ronaldo e o acólito Carlos Eduardo também participaram ativamente.

Gilvaneide, catequista de São Gotardo, na Quase Paróquia Santa Cruz (distrito de Guarda de Ferreiros), achou o Encontro bem interessante, dizendo que somos julgados pelo que somos durante a vida e que é gratificante reservar tempo para Deus, ao invés de perder tempo com o mundano.

Maria Geralda, coordenadora setorial da catequese, destacou a unidade, a responsabilidade e o compromisso dos coordenadores – sendo que todas as paróquias se fizeram representar.

O Encontro terminou com um delicioso almoço.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

25 a 27/03/2011 (ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO) – Foi realizado mais um EJC (Encontro de Jovens com Cristo), com a participação de vários jovens de nossas comunidades.

Que gratificante esses jovens aspirando uma vida voltada para a Igreja, à procura das coisas de Deus, que deve começar dentro de suas casas, em família.

Que vocês, com suas energias cativantes, sejam sempre instrumentos de mudança para o maior crescimento da nossa sociedade.

Parabéns pelo Encontro!

Aos organizadores, aos nossos padres e a todos mais que fizeram parte ou contribuíram, a nossa gratidão.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

19/03/2011 (PRIMEIRA CONFRATERNIZAÇÃO DO EAC) – O Encontro de Adolescentes com Cristo, seus tios e outra parcela do Povo de Deus, nos proporcionaram uma noite de muita alegria, animação e a certeza de que com Jesus também podemos nos divertir.

A cantora Nicole (xodó do EAC) fez um show, cantando e encantando a todos. O Padre Antônio Carlos também compareceu.

Nicole é de São Gotardo. Ela começou a levar jeito para a música quando tinha 8 anos de idade, e já há algum tempo canta profissionalmente.

O seu feito foi se inscrever no programa de TV “Ídolos”, sem a família saber, mas eles aprovaram e a estão apoiando. Na sua primeira participação no programa, em Uberlândia, conseguiu satisfazer os jurados, pelo seu grande potencial, ganhando aval para competir em São Paulo.

Nicole, nosso muito obrigado pelo show e boa sorte! Estamos torcendo por você!

EAC, tios, Padre Antônio Carlos e todos mais, gratos pela gratificante noite de confraternização.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

19/03/2011 (O PROJETO AMOR EM AÇÃO HOMENAGEOU AS MULHERES) –  O Dia Internacional da Mulher foi comemorado no dia 8 de março, assim sendo, o Projeto Amor em Ação homenageou as mulheres no dia 19 de março de 2011.

O acólito Carlos Eduardo enalteceu, e muito, as mulheres; se bem que vocês, mulheres, realmente merecem muito nossa eterna gratidão e carinho.

Mulheres, vocês são delicadas, cuidadosas, belas, uma criação caprichosa de Deus, denotou o acólito.

“Vocês são a síntese de todas as perfeições”, disse Rui Barbosa. “Uma obra de arte ambulante no mundo”, completou o Padre Léo.

Carlos Eduardo deixou-nos uma passagem bíblica para reflexão, onde Jesus valoriza as mulheres: João 8,1-11.

A confraternização foi muito singela, sendo servido um delicioso lanche, inclusive com a venda de algumas guloseimas.

Tivemos feira de artesanato, bingo e sorteio de brindes.

Projeto Amor em Ação, pedimos a Deus muitas bênçãos e graças para todos vocês. Parabéns pelo seu trabalho de amor para com o próximo!

Sinceros agradecimentos a você que participou, a todos que já colaboram com o Projeto ou ainda colaboram.

A renda é destinada para os trabalhos do Projeto frente a gestantes que são acompanhadas.

MULHERES, PARABÉNS!

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

13/03/2011 (TRADICIONAL ALMOÇO DO ECC) – O Parque de Exposições recebeu muitas pessoas para o almoço festivo organizado pelo Encontro de Casais com Cristo.

Teve música ao vivo, sorteios de brindes, bingo, pula-pula, pescaria para as crianças…

Agradecemos à organização pela bela iniciativa.

O ECC agradece a todos que compareceram e a todos que ajudaram ou contribuíram.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

09/03/2011 (MISSAS DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS) – Várias celebrações marcaram a Quarta-Feira de Cinzas em São Gotardo.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor.

A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.

É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma do nosso calendário cristão.

As cinzas que recebemos é um símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, e fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

É um dia de jejum e abstinência.

EQUIPE PASCOM

06/03/2011 (DIA DE FORMAÇÃO DIOCESANA PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011) – Dom Frei Claudio Nori Sturm, Bispo da Diocese de Patos de Minas-MG, iniciou o Dia de Formação desejando “Paz e Bem” a todos.

O evento aconteceu no salão da Mitra Diocesana e foi muito produtivo.

Primeiro foram trabalhados o “ver” e o “julgar”, e na parte da tarde o “agir”.

Além de nosso Bispo diocesano e do Monsenhor José Magno, que conduziu os trabalhos, tivemos as partilhas de Dona Déa, catequista, e de Dr. Paulo, promotor de justiça.

Sirlene, educadora e agente social, nos deu como modelo o Projeto “Movimento de cidadania pelas águas”, um autêntico exemplo de união civilizada com a natureza, realizado em Pindaíbas, distrito de Patos de Minas-MG.

São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia, viveu em harmonia com a criação de Deus, sendo um exemplo de autenticidade ao “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22,31-40). O próximo, nesse sentido, engloba os animais e a ecologia, que também são a Palavra de Deus.

É urgente uma mudança de mentalidade; afinal, a criação de Deus está sendo agredida. Nosso planeta pede socorro. Uma triste realidade!

Somando forças podemos fazer a diferença, legando aos nossos descendentes um planeta livre de poluições, contaminações, devastações, dentre outros. A natureza irá agradecer.

Não está é havendo união, mesmo sabendo que a união faz a força.

Madre Tereza de Calcutá disse que suas ações eram apenas gotas de água no oceano, mas afirmou que se não o fizesse, o oceano teria gotas a menos.

Após reflexões e debates, fizemos análises, quando nos conscientizamos que precisamos agir em vista ao tema da Campanha Fraternidade 2011: “Fraternidade e a Vida no Planeta”, com o lema “A Criação Geme em Dores de Parto” (Rm 8,22).

Então, vamos começar a agir. Nós, os 83 leigos participantes, ficamos responsáveis por repassar para as nossas paróquias a primeira meta a ser atingida: o plantio de mudas de árvores em áreas de maior degradação de nossas cidades, marcado para o dia 09 de abril próximo, dando início a um trabalho de conscientização para a melhoria da vida no nosso planeta.

PARÁBOLA DA VIDA MODERNA: Se os animais e a natureza pudessem fazer uma reunião acerca das nossas calamidades contra eles, certamente nos expulsariam do planeta.

A Campanha da Fraternidade não deve parar no Domingo de Ramos, mas decorrer para sempre.

Dom Frei Claudio presidiu a celebração da santa Missa no local, concelebrada pelo Monsenhor José Magno.

Nosso Bispo agradeceu a todos, pedindo que levemos as sementes para as nossas paróquias, que devem ser plantadas, regadas e cuidadas sempre: o colocar-se a serviço.

Fábio Galvão – Agente da Pascom de São Gotardo-MG

05 a 08/03/2011 (CARNAVAL COM CRISTO) – O nosso Carnaval com Cristo aconteceu no Salão de Eventos, com o tema inspirado em  “pescadores de homens”.

Rebanhão, Retiro de Carnaval. Qualquer que seja a designação, significa passar os dias de carnaval longe do mundano, ao lado de Jesus e Maria.

No dia 5, Padre Rogério celebrou santa a Missa no local, e no dia 8, Padre Aureliano.

Contamos com Ministérios de Músicas de São Gotardo e Patos de Minas.

Tivemos música católica animada, louvor, reflexões da Palavra e unções. A alegria foi contagiante, com o Salão quase ficando pequeno para tanta gente. Teve até sorteios de brindes!

Animados pela Palavra de Deus, fomos incentivados a lançar as redes, a fim de resgatarmos pessoas para Deus, a começar por nós mesmos.

A Renovação Carismática Católica organizou o evento, contando com vários apoios, através dos quais pudemos ter o sorteio de vários brindes.

Damos graças a Deus por esse Carnaval Santo. Fica o agradecimento aos nossos padres, aos colaboradores, aos foliões de Jesus e a todos mais.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

05/03/2011 (BATIZADOS, PRIMEIRA EUCARISTIA E CRISMA) – Padre Antônio Carlos batizou os adultos José Vitalino e Francisca. E José Vitalino, após receber também o Sacramento da Primeira Eucaristia, foi crismado juntamente com Cristiano e Lara.

Todos os três sacramentos foram ministrados pelo Padre Antônio Carlos.

O batismo é o nascimento, e reafirmamos que o batizado deixa de ser uma “criatura de Deus”, tornando-se “Filho de Deus’.

“É o Filho do Pai que nos reconquista a dignidade e a alegria de sermos realmente ‘Filhos de Deus’”, afirmou o Papa Bento XVI em janeiro de 2009.

Que graça, em especial, ver José Vitalino como que “andando nas nuvens” após receber os três sacramentos.

Pais, padrinhos e madrinhas, acompanhem e eduquem seus filhos / afilhados na fé da Santa Igreja Católica, fundada por Jesus Cristo.

Parabéns! Deus abençoe a cada um de vocês e a todos os seus familiares.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

27/02/2011 (FORMAÇÃO SETORIAL DOS NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO) – Os novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do Setor São Francisco (nove paróquias e uma quase paróquia), que compreende Arapuá, Carmo do Paranaíba, Ibiá, Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros, estando em fase de preparação para substituir os ministros atuais, reuniram-se para um Encontro de Formação, no Salão de Eventos de São Gotardo-MG.

Sendo um ministério de serviço, aqueles que foram escolhidos são chamados por Deus.

A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, sendo narrada em várias passagens bíblicas, tal como Lucas 22,19-20 e I Coríntios 11,23-25.

A Missa foi estruturada pela Igreja com base na Instituição da Eucaristia, sendo a celebração do nascimento, vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, com a partilha do Corpo e do Sangue do Senhor.

No Encontro tivemos orações, palestras, reflexões, plenário, perguntas e respostas.

Padre Ronaldo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de São Gotardo-MG, celebrou a santa Missa no Encontro.

Os novos ministros das paróquias de São Gotardo-MG tomarão posse em maio de 2011.

Aos novos ministros, parabéns! Aos ministros atuais, o nosso muito obrigado!

Que Deus os abençoe, e que o padroeiro, São Mateus Moreira, interceda pelos seus ministérios e pelas suas vidas.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

26/02/2011 (POSSE DO PADRE ORLANDO NA QUASE PARÓQUIA SANTA CRUZ, EM GUARDA DOS FERREIROS) – Padre Orlando José de Oliveira assumiu como administrador da Quase Paróquia Santa Cruz, no distrito de Guarda dos Ferreiros.

A Solene Celebração aconteceu no Santuário de Santa Cruz, com início às 19h00, sendo presidida pelo nosso bispo, Dom Frei Claudio.

A cerimônia foi marcada pela despedida agradecida do Padre Ronaldo, que era o diretor espiritual da comunidade, e pela posse do Padre Orlando, que recebeu de braços abertos a administração da Quase Paróquia.

A provisão da nomeação, lida por Padre Ronaldo, é datada de 8 de dezembro de 2010.

Isso tudo representa a responsabilidade de uma maior estruturação na comunidade, para tornar-se, o mais breve possível, paróquia.

A comunidade agradeceu a Dom Frei Claudio e homenageou Padre Ronaldo com palavras de saudades e sinceros agradecimentos.

Padre Orlando foi acolhido com carinho e amor de filhos, com a comunidade declarando: “a partir de hoje, o senhor faz parte do povo guardiano”.

Padre Orlando agradeceu a Deus e a todos, dizendo que a comunidade foi um presente dado por Deus. Pedindo o apoio de toda a comunidade, ele anunciou a primeira grande meta: a construção da Casa Velório, com o breve lançamento da pedra fundadamental.

Padre Orlando continuará atendendo como vigário na Paróquia São Sebastião de São Gotardo-MG.

Fica-se então a história escrita pelo Padre Ronaldo, que dirigiu a comunidade com muito zelo e carinho. Com certeza a história continua.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

20/02/2011 (TARDE DE LOUVOR EM SÃO JOSÉ DA BELA VISTA) – A Renovação Carismática Católica realizou uma Tarde de Louvor na Comunidade São José da Bela Vista.

O evento contou com pregações muito ungidas, de pregadores de São Gotardo. Recheado também de muito louvor, adoração, curas e um maravilhoso derramamento no Espírito Santo, foi encerrado com a Celebração da Palavra.

A realização só foi possível graças à providência de Deus, na intercessão da Virgem Maria, e conduzida pelo Espírito Santo.

Agradecemos a toda Comunidade São José da Bela Vista pelo caloroso acolhimento e a todos que ajudaram direta ou indiretamente para que esse abençoado encontro acontecesse.

VANESSA – AGENTE DA PASCOM

19/02/2011 (ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO VICENTE) – Por eles, me santifico para que sejam santificados na verdade”. (Jo 17, 19)

A Diocese de Patos de Minas-MG ganhou mais um presbítero. O diácono Vicente de Paulo da Silva recebeu o Segundo Grau do Sacramento da Ordem.

São Gotardo-MG, que se mobilizou para preparar a Celebração de Ordenação, festejou com júbilo a Ordenação Sacerdotal de mais um filho da terra.

 

Vicente de Paulo da Silva nasceu em São Gotardo-MG, no dia 5 de novembro de 1975, onde também foi batizado e crismado. É filho de Paulo Vicente da Silva e de Maria Socorro de Camargos e Silva. Tem três irmãos: Gaspar, Maria Lúcia e Elizabete. Foi sagrado diácono através de Dom Frei Claudio Nori Sturm, bispo da Diocese de Patos de Minas-MG.

O diaconato aconteceu no dia 4 de agosto de 2010, na Catedral de Santo Antônio de Pádua, em Patos de Minas-MG, exercendo o ministério na Paróquia São Sebastião, em Guimarânia-MG.

A Solene Celebração da Ordenação Sacerdotal aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2011, no Ginásio Poliesportivo José de Castro, em São Gotardo-MG. Tendo início às 09h00, contou com as presenças de seus pais, parentes, amigos, dezenas de clérigos e seminaristas, visitantes e milhares de fiéis de sua querida terra natal.

Na abertura da Celebração, Dom Frei Claudio saudou a todos os presentes, dizendo: “Jesus quis escolher do meio dos fiéis alguém para continuar a Sua missão, para ensinar e santificar o seu povo; não só ensinar, mas testemunhar pela sua vida, tendo como exemplo a figura do Bom Pastor”.

Após a apresentação do candidato, a manifestação de seu propósito e o compromisso de obediência, aconteceu a Prece Litânica, com a Ladainha de Todos os Santos, quando o diácono, em sinal de reconhecimento da grandeza de Deus e ao mesmo tempo da fraqueza humana, prostrou-se ao chão.

RITO DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL – Pela graça de Deus, Dom Frei Claudio procedeu ao Rito de Ordenação Sacerdotal, com a imposição das mãos e a Oração Consecratória, ordenando presbítero o nosso estimado conterrâneo. Todos os padres impuseram as mãos sobre ele.

A alegria ficou estampada no rosto do Padre Vicente, nosso novo sacerdote. Ele agradeceu a Deus com sorrisos de satisfação.

Monsenhor Eustáquio, que o batizou, e Padre Adivaldo, seu diretor espiritual, revestiram-no com as vestes sacerdotais.

Após ter as mãos ungidas com o óleo santo, aconteceu o procedimento do atar, desatar e lavar as mãos.

Padre Vicente recebeu o pão na patena, o vinho e a água no cálice para a celebração da Santa Eucaristia, sendo acolhido pelo Bispo, por seus irmãos sacerdotes e seus pais.

O Livro de Ordenação foi assinado e a celebração teve seu prosseguimento habitual.

No final, Padre Vicente agradeceu a Deus pelo momento tão importante em sua vida e pelo dom da vida. Agradecendo a todos os presentes e colaboradores, salientou: “a todos, o meu muito obrigado”.

Os cumprimentos começaram ainda no Ginásio Poliesportivo, estendendo-se no Salão de Eventos, onde foi servido um almoço para visitantes e convidados.

Padre Vicente celebrou sua primeira missa ainda no sábado, às 19h00, na Igreja São Geraldo, na comunidade em que viveu e onde mora sua família. Padre Ronaldo e Padre Adriano concelebraram

Retornando para a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Patos de Minas-MG, onde já havia se estabelecido, assumiu, enfim, como vigário paroquial, sendo Padre Ezequiel o pároco.

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, Padre Vicente certamente trará muitos benefícios para o melhor da evangelização do povo de Deus.

Padre Vicente, que você possa exercer com grande zelo e amor o seu ministério, e que o Espírito Santo sempre o ilumine.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

13/02/2011 (FESTA DE SÃO JOSÉ E SÃO SEBASTIÃO, EM SÃO JOSÉ DA BELA VISTA) – Todos os anos é realizada, na Comunidade São José da Bela Vista, a Festa em Louvor a São José, padroeiro da comunidade, e a São Sebastião, padroeiro da paróquia.

É quando a comunidade se encontra para rezar, quando vive o momento de fraternidade, conversas, abraços, alguns “causos”, a troca de receitas, o bom e velho “truco, na brincadeira”, bom momento para planejar, entre outras coisas que parecem ser tão simples, mais que fortalecem a Comunidade.

A Novena é realizada aos sábados, em residências de famílias da Comunidade, que acolhem os presentes com muita alegria e amor. Os leilões são feitos com muito capricho, pois são para Deus.

Desta vez, a família do Edílson foi agraciada. Padre Antônio Carlos celebrou a santa Missa em sua casa no dia 13 de fevereiro, onde a PASCOM marcou presença.

Neste ano a Novena teve início em 30 de janeiro, com término em 27 de março.

O Encerramento da Festa será no dia 28 de março, às 14h00, com celebração da santa Missa na Capela São José, e procissão.

Entre as residências onde serão realizadas as celebrações das santas Missas é feito um sorteio. Que alegria ter Jesus tão perto!

Muitos agradecimentos a Deus e aos padroeiros. Bênçãos sobre todas as famílias, suas casas, fazendas, animais, trabalhos…

Parte da renda da Festa será destinada para o término da reforma da Casa Paroquial do distrito e a outra parte ajudará na construção da Igreja Santa Luzia, em São Gotardo.

São José e São Sebastião, roguem a Deus por nós!

Denísie Pereira – Comunidade São José da Bela Vista

11/02/2011 (ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO MARCELO) – “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20).

No dia 11 de fevereiro de 2011, dia de Nossa Senhora de Lourdes, aconteceu em Ibiá-MG, na Paróquia São Pedro de Alcântara, a Solene Celebração de Ordenação Presbiteral de mais um de nossos irmãos em Cristo, o diácono Marcelo Ribeiro de Andrade.

A celebração teve início às 19h00, sendo presidida por Dom Frei Claudio Nori Sturm, bispo da Diocese de Patos de Minas-MG, com grande presença do clero diocesano, dentre eles nossos párocos, Padre Antônio Carlos e Padre Ronaldo, além de seminaristas, religiosos, religiosas e grande número de fiéis.

De São Gotardo, moradia de parentes do neo-sacerdote, que se fez presente com 76 pessoas, destacamos a sempre incansável Dona Sebastiana, de 105 anos.

Durante a homilia, Dom Frei Claudio recordou que o sacerdote não é para si, mas para os outros. Palavras essas de São João Batista Maria Vianney, modelo e patrono dos sacerdotes.

O RITO DE ORDENAÇÃO – Após a apresentação do candidato, o seu propósito e o compromisso de obediência, o neo-sacerdote prostou-se durante o canto das Ladainhas dos Santos. Logo após, Dom Frei Claudio, com a imposição das mãos e a prece de ordenação, conferiu ao diácono o segundo grau do Sacramento da Ordem (sacerdócio), num momento de alegria e agradecimento a Deus.

Na hora do agradecimento, Padre Marcelo, mostrando-se muito feliz e realizado, agradeceu a Deus e a todos, finalizando: já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.

Reverendo Padre, parabéns! Que alegria a concretização do “seu sim” ao chamado de Deus.

Deus te abençoe, hoje e sempre.

FÁBIO GALVÃO – PASCOM DE SÃO GOTARDO-MG

06/02/2011 (BATIZADOS) – A Igreja Matriz São Sebastião lotou para a celebração da Missa das 10h00, onde, logo após, 22 crianças receberam o primeiro sacramento do cristão, o Batismo.

Padre Antônio Carlos presidiu a celebração.

A partir de então, as crianças deixaram de ser “criaturas de Deus”, tornando-se “FILHAS DE DEUS”.

Que os pais e padrinhos (de batismo e de consagração) dessas crianças ajudem-nas a crescer na fé, em graça e sabedoria diante de Deus.

Que todos os pais coloquem Deus nos corações de seus filhos, afinal vocês são os seus primeiros catequistas. Assim vocês serão pessoas felizes e realizadas.

Deus abençoe a todos.

Fábio Galvão – Agente da PASCOM

29 e 30/01/2011 (CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS) – Os catequistas da Paróquia São Sebastião reuniram em 2010 para expor sugestões para 2011, e uma destas sugestões já foi posta em prática neste curso.

O tema foi de acordo com assuntos do que a Igreja não permite, onde Padre Antônio Carlos e o Professor Gabriel tiraram muitas dúvidas que os catequistas tinham, para poderem dar uma melhor resposta a seus catequizandos.

Cristiane e Elizângela, catequistas, e também agentes da PASCOM, participaram do curso.

“A Igreja Católica tem toda a verdade ensinada por Jesus Cristo e não podemos aceitar nenhuma palavra que difere do Evangelho”, palavras ditas no curso.

Foi um curso muito instrutivo, onde nós catequistas aprendemos muito sobre assuntos em que tínhamos dúvidas. Ficamos mais preparados para responder aos nossos catequizandos e passar para eles um pouco mais de conhecimentos sobre nossa religião, para ajudá-los a crescer, cada vez mais, na sabedoria e na fé.

Cristiane Oliveira – Agente da PASCOM

23/01/2011 (ENCERRAMENTO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO – NOSSO PADROEIRO) – Seguida de carreata, a cavalgada saiu da Praça São Sebastião, em direção ao Parque de Exposições, onde Padre Antônio Carlos abençoou os veículos.

Policiais militares, protegidos pelo nosso padroeiro, juntamente com procuradores da festa, entraram com a imagem do santo.

Na liturgia da santa Missa reconhecemos que, assim como Jesus chamou Pedro, João, Tiago e tantos outros, hoje Ele chama a cada um de nós.

Dentre as ofertas tivemos a bandeira de São Gotardo, produtos de nossa terra e uma bandeira da paz.

No final da celebração aconteceu a bênção para os proprietários rurais, suas propriedades e animais, logo a seguir a bênção dos motoristas. Rezamos a Oração dos Motoristas e Padre Antônio Carlos abençoou chaves de veículos.

Tivemos muitos leilões, com mais de 80 bezerros.

Sejamos fiéis seguidores de Jesus e “anunciadores”, a exemplo do mártir São Sebastião, que padeceu entregando sua vida em nome da verdade.

Pedimos bênçãos para os devotos e festeiros de São Sebastião, para os motoristas, policiais militares, nossos padres e equipe de celebração.

Muito obrigado a todos que contribuíram nos festejos e àqueles que rezaram conosco.

Ao Clube do Cavalo, fica também o nosso agradecimento.

A renda será revertida em benefício da Igreja Santa Luzia.

Que o glorioso São Sebastião interceda por todos nós diante de Deus. Que ele nos livre sempre da fome, da peste e da guerra.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

09/01/2011 (INÍCIO DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO) – O início dos festejos de nosso glorioso padroeiro, o mártir São Sebastião, teve início com a novena rural no Capão dos Lopes, no Sítio de Taquinho, Carminha e família.

São Sebastião é o protetor contra a fome, a peste e a guerra, e o patrono das propriedades rurais, dos fazendeiros e seus animais.

Padre Antônio Carlos celebrou a santa Missa, que contou com a presença de um grande número de fiéis e do Coral São Vicente.

Na liturgia do dia celebramos o batismo de Jesus. Fizemos a renovação das promessas batismais e fomos aspergidos com a água abençoada pelo padre Antônio Carlos, lembrando-nos do nosso batismo.

Após a celebração, tivemos barraquinha, bingo, o sorteio da rifa da bezerra, muitos leilões, inclusive bandas de leitoas e bezerros, a apresentação do Clube da Viola e muito mais.

A novena termina no dia 20 e o encerramento será no dia 23, no Parque de Exposições.

Pedimos a Deus por todos os benfeitores da Festa de São Sebastião.

Que a exemplo de são Sebastião, que deu a vida confirmando sua fé em Deus, renovemos nossas vidas, comprometendo-nos com a causa de nosso batismo.

FÁBIO GALVÃO – AGENTE DA PASCOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: