SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

2009

30/11/2009 a 13/12/2009 (PRIMEIRA EUCARISTIA) – Crianças e adolescentes de nossas paróquias, que com dedicação e esforço participaram da catequese, com o apoio dos pais e testemunho de serviço e amor dos catequistas, receberam, pela primeira vez, o maior de todos os sacramentos: a Eucaristia.

A Primeira Eucaristia representa um dos momentos mais significativos na nossa história. O catequizando, durante seu tempo de formação na Catequese, reconhece Jesus como a melhor presença a seu lado.
Que Deus abençoe aos catequizandos, seus familiares e também aos catequistas, que foram os responsáveis pela evangelização. Damos graças a Deus pelos nossos diretores espirituais, Pe. Antônio Carlos, Pe. Ronaldo e Pe. Orlando.
Que a comunhão (o Corpo e o Sangue do Senhor) recebida seja, para todos, ocasião de entrega total a Deus: “Fazei isto em memória de Mim!” (Lc 22,19)
Equipe PASCOM

23 e 24/11/2009 (CRISMAS) – Cristãos de nossas paróquias fizeram a Confirmação de seu Batismo ao receberem, de Dom Cláudio, bispo diocesano, a unção com o crisma (óleo).

No Batismo, o cristão recebe o Espírito Santo para se tornar semelhante ao Cristo “Filho de Deus” e, na Confirmação, para assemelhar-se ao Cristo “Missão”; sacramentos esses, que, juntamente com a Eucaristia, são os “sacramentos da iniciação cristã”. Assim, a finalidade específica da Confirmação define-se pela missão do engajamento na Igreja e, particularmente, pelo testemunho.
Dom Cláudio, Deus te abençoe cada vez mais. Não só os crismandos, mas também seus padrinhos, madrinhas e todos nós somos chamados a acolher sempre as coisas de Deus e a renovar também, num ardente amor a Deus, a nossa abertura ao Espírito Santo, que irá atuar em nós através de seus sete dons: sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus.
Equipe PASCOM

15/11/2009 (RETIRO ESPIRITUAL DOS VICENTINOS) – Vicentinos de São Gotardo e Matutina reuniram-se no Lar do Idoso para mais um Retiro Espiritual. Os três padres paroquiais também fizeram presença. A PASCOM chegou perto do encerramento, quando Leopoldino Lima deixou sábias palavras sobre a “caridade”.

Toda nossa “fé, esperança e caridade” (virtudes teologais) estão baseadas na Bíblia, sendo que caridade e amor se denotam. Sem caridade, pouco somos!
O amor que praticamos valoriza-nos, dando-nos a oportunidade de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Jesus mesmo disse: “Eu vos dou um novo mandamento: que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei”.
O amor a Deus muito se expressa quando praticamos caridade para com o próximo e, quando amamos de verdade, tudo vai se transformando.
O Retiro teve desfecho com missa celebrada por Pe. Ronaldo, que deixou a mensagem de que devemos colocar os dons a nos oferecidos na missão do serviço de Deus.
Que todos nós amemos de fato!
Equipe PASCOM

14/11 (10 ANOS DO SACERDÓCIO DE PE. ANTÔNIO CARLOS) – O Parque de Exposições foi palco da comemoração dos 10 anos do sacerdócio de Pe. Antônio Carlos, com a presença de seus pais, outros familiares, amigos e muitos fiéis das duas paróquias de São Gotardo.

Pe. Antônio Carlos foi chamado à frente, com Bernadete, Ministra Extraordinária da Eucaristia, conduzindo uma linda mensagem, acompanhada por depoimentos no telão do data-show. Pe. Antônio Carlos observou tudo estagnado, às vezes soltando largos sorrisos, o que já é de praxe de sua pessoa.

Sua família, na pessoa de sua irmã Joana D´arc, agradeceu a tudo. Nós é que somos honrados pela companhia amiga de nosso estimado “Pe. Carlinhos”. Pedimos a Deus incessantes bênçãos e graças para você, nosso grande irmão.
As construções da igreja Santa Luzia (a qual seus pais lhe entregaram uma maquete) e do Salão de Eventos, muito alegram ao pároco de nossa Paróquia São Sebastião. São Gotardo tem tudo a ganhar!
Tivemos apresentações de nossos corais, que mais pareciam coros celestiais. Nesse momento eu que fiquei estagnado e alguns mais animadinhos agitaram pra valer. Show! Show! Show!
Foi cobrado ingresso de entrada, pois tivemos a participação de cantores sertanejos no fim da festa. A renda está sendo revertida para a continuação da construção da igreja Santa Luzia.
Pe. Antônio Carlos: em nome de todos, a PASCOM lhe dá os mais sinceros parabéns e lhe agradece por tudo. Reze por nós e Deus lhe pague!
Fabinho – Equipe PASCOM

31/07/2009 a 02/08/2009 (ENCONTRO DO EJC) – Encontristas, parábens. Vivam intensamente tudo que viram, ouviram e experimentaram nesse encontro, e que ele tenha sido forte ao ponto de vocês se tornarem criaturas renovadas. Que, a partir de agora, Jesus possa estar sempre presente em suas vidas. Continuem perseverantes!

Não só os encontristas, que ficaram dois dias reunidos, mas todos nós devemos usar nossas inteligências para procurarmos as coisas de Deus.

A todos que trabalharam no encontro e aos tios, que “Deus lhes pague”, através de muitas bênçãos.

* LEMBRETE: MISSA DO EJC, todo primeiro domingo, às 18h30min, na igreja Matriz São Sebastião. Jesus também espera por vocês nas reuniões.

Fabinho – Equipe PASCOM

12/04/2009 – Domingo de Páscoa

11/04/2009 – Sábado de Aleluia (Vigília Pascal)

10/04/2009 – Sexta-feira Santa

09/04/2009 – Quinta-feira Santa

05/04/2009 – Domingo de Ramos

01/03/2009 – Formação para Ministros Extraordinários da Palavra – Aconteceu, no dia 1º/03, na Casa de Formação de São Gotardo, um encontro para os Ministros da Palavra, do Setor São Francisco, da Diocese de Patos de Minas.

Com o objetivo de “formar e capacitar leigos e leigas para o exercício do Ministério da Palavra nas comunidades paroquiais, especialmente, para a presidência das celebrações na ausência do presbítero”, no encontro foram abordados os seguintes temas:

    • Ministérios e São Paulo, Pe. Sebastião Paulino da Silva.• Interpretações bíblicas (homilias), Pe. Roberto Cristino de Oliveira.• Estrutura da celebração, Pe. Ronaldo Alves Ferreira.

O conteúdo de cada palestra foi muito bem apresentado por cada um dos palestrantes, sendo de grande proveito para os participantes.

Quem se coloca a serviço, sabe o quanto é importante a formação continuada.

É importante ressaltar que a maioria dos Ministros da Palavra, já atuantes, continua, mas novos Ministros começaram sua preparação para, em breve, também servir a Deus e aos irmãos neste difícil, mas tão belo Ministério. A todos, o desejo de que o bom Pai nos abençoe na missão confiada.

Leliane M. A. Ladeira

25/02/2009 – Abertura da Campanha da Fraternidade – Na quarta-feira de cinzas, que marca o início da quaresma, deu-se por aberta a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009, com o convite de olharmos as situações caóticas de nossas vidas à luz do evangelho. Somos ajuizados a viver uma vida mais cristã, onde teremos uma sociedade mais justa e fraterna.

Jesus veio até nós, viveu ao nosso mundo, pregou a Boa Nova, morreu para redimir os nossos pecados; e ainda hoje, Ele está ao nosso lado, nos instigando a lutarmos e renovarmos, a todo momento, nossos conceitos de humanidade.

Que, a exemplo de Jesus, vivamos uma quaresma de muita penitência, oração e caridade, em consonância com o tema da CF 2009 “Fraternidade e Segurança Pública” e o lema “A paz é fruto da justiça”.

Você já parou para pensar que o mundo pode estar encaminhando para uma situação muito caótica? Uma pessoa até falou: “Parece que o mundo está no fim”. Tem muita coisa hoje em dia que instiga-nos a sermos pessimistas de fato. É tanta coisa virada que a gente realmente fica indignado. Vemos muitas coisas que denotam que o mundo pode estar mesmo de cabeça para baixo.

Temos de dar um basta nessas coisas sem nexo. Passou da hora de “segurarmos as rédeas”. Tudo deve ser combatido na sua raiz, lá onde é gerado, e só com fraternidade e paz teremos um mundo mais justo e digno.

Senhor, nos dê força e sabedoria para combatermos o mal, pois a nossa sociedade precisa consolidar-se em sintonia com as Suas coisas, e não podemos deixar as coisas mundanas tomar conta da nossa sociedade.

Fabinho – Equipe PASCOM

Entre 25/02/2009 e 01/03/2009 – Imposição das cinzas – Aconteceu, nas comunidades urbanas e rurais de São Gotardo, a imposição das cinzas nos fiéis, que, com muita fé e veemência, recorreram às celebrações em sinal de amor à Deus e à Sua palavra.

A imposição das cinzas, sendo sinal de penitência e conversão, simboliza nossa fragilidade e pequenez perante a grandeza de Deus.

Fabinho – Equipe PASCOM

25/02/2009  – Inauguração do Salão Santa Luzia –Na quarta-feira de cinzas foi inaugurado o Salão Santa Luzia. Padre Antônio dirigiu a celebração e deu pra ver no semblante dele a alegria de estar coordenando os trabalhos de construção da igreja Santa Luzia.

Já foi dado um grande passo na construção da obra e a Igreja continua na dependência de sua ajuda para que se torne realidade o mais breve possível.

Que, a exemplo do Padre Antônio Carlos, que sonhou e está vendo o sonho se concretizar, todos façamos de nossas vidas uma constante concretização de bons sonhos. Realizar é possível, basta acreditarmos e seguirmos sempre em frente.

Os fiéis de São Gotardo, em especial os da Comunidade Santa Luzia (bairro Boa Esperança), estão sendo contemplados com uma obra que vai trazer melhorias enormes na sua parte espiritual, e por conseguinte em todos os âmbitos possíveis.

Deus encha de bênçãos a todos os envolvidos na obra.

Fabinho – Equipe PASCOM

14 e 15/02/2009 – 1 °. Congresso Diocesano da Pastoral Familiar – Representantes das paróquias da Diocese de Patos de Minas participaram do 1º Congresso Diocesano da Pastoral Familiar em Patos de Minas. Conforme explicou o coordenador diocesano da pastoral, José Lucilo, o evento é um encaminhamento do Congresso da Província de Uberaba, que aconteceu em 2007.

O tema do congresso foi “Família: Santuário da vida, fonte de segurança e paz”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2009 e por ser a família um lugar sagrado.

Dentre os assuntos apresentados, o principal foi o da acolhida da Igreja aos casais em segunda união, tema abordado com louvor por Pe. Luciano Scampini, a quem só podemos tecer elogios, por tanto dinamismo, entusiasmo, competência e empenho em divulgar a Divina Misericórdia.

Contamos também com a presença do Pe. José Ronaldo, Diretor Espiritual da Pastoral Familiar, que acompanhou todas as atividades do congresso. E ainda a de Dom Cláudio, que celebrou a santa missa no domingo, pela manhã, deixando para nós, entre outras, a mensagem de que há muitos excluídos, marginalizados pelas mais diversas formas. Nós precisamos acolher, assim como Jesus, que acolhe e cura.

De São Gotardo, fizeram-se presentes seis casais: Calixto e Marilma, Osório e Amélia, Rogério e Leliane, José Airton e Conceição, Ali Salah e Adélia, Geraldo e Vera, representando as pastorais Familiar e do Batismo e o ECC.

Consideramos que o congresso foi muito proveitoso, cumprindo os objetivos propostos. Destacamos dois pontos: a maravilha da Comunhão Espiritual e a acolhida da Misericórdia Divina a todos os pecadores. Como é bom saber que, no Reino de Deus, há lugar para todos os que dele desejam fazer parte!

Leliane Maria Alves Ladeira

25/01/2009 – Encerramento da Festa de São Sebastião – A partir das 16:00h, mais de 200 veículos, entre eles 5 ônibus e 1 micro-ônibus, foram abençoados em frente às escadarias da igreja Matriz São Sebastião, seguindo em carreata até o Parque de Exposições, onde aconteceu o encerramento solene das festividades. A imagem de São Sebastião entrou acompanhada por um militar, e Padre Antônio Carlos deu início à celebração, com a participação do Coral São Vicente.

Padre Antônio Carlos finalizou com a bênção dos motoristas; em seguida procedeu à bênção dos produtores (para seus animais, lavouras e propriedades), contra a fome, a peste e a guerra.

AGRADECIMENTOS – Muita gente fez presença! Outros foram procuradores, festeiros ou ajudaram na organização! Foram inúmeras prendas e leilões doados e arrematados, inclusive muitos bezerros e bandas de leitoas. Fica aqui o agradecimento a todos, desde o menor e mais humilde trabalho, até o maior e mais complexo. Fica também o agradecimento à direção do Parque de Exposições, sempre aberto aos anseios da Igreja. E, para finalizar, Padre Antônio Carlos agradeceu, de coração, a cada um em especial, inclusive leitores e ministros.

A renda da festa será repassada para as obras de construção da igreja Santa Luzia.

São Sebastião, exemplo para todos nós cristãos… homem de firmeza… homem de fé! Nele, todos podem se espelhar, sendo cristãos destemidos e autênticos seguidores de Cristo.

São Sebastião, interceda a Deus por todos. Amém!

Fabinho – Equipe PASCOM

20/01/2009 – Visita de Dom Cláudio (Bispo Diocesano) a São Gotardo – No dia de São Sebastião, Dom Cláudio Nori Sturm chegou a São Gotardo às 12:15h, acompanhado pelos seminaristas Leandro e Marlon. Foi sua primeira visita como novo bispo da diocese de Patos de Minas-MG.

Faixas de boas-vindas e agradecimentos estavam afixadas em pontos estratégicos e também no recinto da celebração.

As pastorais, comunidades e movimentos religiosos estavam representados, e com suas respectivas bandeiras. As escadarias da igreja Matriz São Sebastião ficaram deslumbrantes, também com a presença dos coroinhas e meninas vestidas a rigor.

Após rezar um minuto na capela do Santíssimo da igreja Matriz São Sebastião, Dom Cláudio, acompanhado pelo pároco, Padre Antônio Carlos, deixou as dependências da igreja, e, “cheio de carisma”, apresentou-se na porta principal. Foram minutos de pura alegria! Os fiéis, que aguardavam o bispo, rejubilaram-se frente ao seu novo pastor.

Após esse momento, seguiu-se a procissão com a imagem de São Sebastião em direção ao ginásio poliesportivo do colégio Dimensão, onde Dom Cláudio presidiu a missa, auxiliado pelos padres das paróquias.

O Pastor Diocesano entrou abençoando todos.

O prefeito de São Gotardo, Édson Cesário, ressaltou que São Gotardo estava recebendo o legítimo representante de Cristo.

Padre Antônio Carlos falou que foi ganancioso quando convidou Dom Cláudio para vir até São Gotardo, e lhe agradeceu-lhe pela presença.

O CPP entregou uma placa de cortesia ao bispo.

Às 19:22h, Dom Claúdio procedeu a bênção final, invocando a intercessão de São Sebastião.

Com o término da celebração chegou o momento de cumprimentar e tirar foto ao lado do bispo.

Dom Cláudio ficou muito feliz, tendo boa impressão do povo de São Gotardo. E São Gotardo pôde ver um homem de Deus.

PALAVRAS DE DOM CLÁUDIO – Dom Cláudio falou que aceitou com grande satisfação o convite para vir a São Gotardo. “É uma alegria imensa poder chegar em São Gotardo”.

Ele considerou o povo de São Gotardo como piedoso e muito religioso… uma igreja muito viva… um povo devoto pelas coisas sagradas… um povo lutador e batalhador. Ele disse: “Já me sinto em casa”.

Frente aos anseios de todos por um novo bispo, ele respondeu: “Meus irmãos e minhas irmãs, aqui está o vosso pastor e pai”.

Dom Cláudio convidou a todos, a exemplo de São Sebastião – que deu a vida por amor a Deus -, a permanecerem no amor de Deus, em sentido a seu lema “Permanecei no meu amor” Jo 15,9.

Dom Cláudio ficou muito feliz, tendo boa impressão do povo de São Gotardo. E São Gotardo pôde ver um homem de Deus.

MENSAGENS DIRIGIDAS A DOM CLÁUDIO – “Dom Cláudio, tê-lo conosco é ter a graça do Pai se espalhando entre nós”, faixa do Grupo de Oração RCC Anjos da Guarda, de Guarda dos Ferreiros.

A PASCOM agradeceu, de coração, a honrosa visita de seu pastor, convicta que a comunidade irá buscar nele a força que ilumina a sua fé.

O seu carisma e amor, com as graças de Deus e a intercessão de São Sebastião, vão se multiplicar em bênçãos para toda a diocese de Patos de Minas.

Fabinho – Equipe PASCOM

20/01/2009 – Dia de São Sebastião – Nesse dia, o Pastor diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, visitou São Gotardo. Foi sua primeira visita como novo bispo da diocese de Patos de Minas-MG.

Após uma forte chuva, já então quase esgotada, às 16:05h, a Folia de São Sebastião adentrou a igreja Matriz São Sebastião.

Ainda com receio de chuva, a Banda Musical “Lira Santo Antonio”, de Campos Altos-MG, apresentou-se, com 35 elementos, tocando imponentemente.

Rapidamente a procissão com a imagem de São Sebastião foi organizada, seguindo para o ginásio poliesportivo do colégio Dimensão. Foi uma caminhada de muita oração!

Chegando ao ginásio, todos foram se acomodando, fazendo número junto àqueles que já se encontravam no local. O coral Santa Cecília começou a entoar o hino a São Sebastião, e, às 17:49h, a imagem de São Sebastião ganhou as dependências do recinto. Dom Cláudio entrou abençoando todos! A celebração foi comentada por Padre Ronaldo, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Padre Antônio Carlos, pároco da Paróquia São Sebastião, e Padre Rogério, padre-auxiliar das duas paróquias, também ajudaram na celebração, que foi presidida por Dom Cláudio.

“A liturgia foi bem conduzida e elaborada”, como bem disse Dom Cláudio, e teve uma participação fervorosa de todos.

Fabinho – Equipe PASCOM

17/01/2009 – Missa de Envio dos agentes da Pastoral da Saúde – A Pastoral da Saúde de São Gotardo, que tem como padroeiro São Camilo Léllis, tem a missão de evangelizar e confortar os enfermos e necessitados.

Que, a exemplo de Samuel, que disse “sim” ao projeto de Deus (“Tu me chamaste, aqui estou.”), oxalá todos abram os olhos para essa missão de caridade de amor.

Que o Espírito Santo ilumine a você, agente da Pastoral da Saúde, inundando-lhe com uma divina luz, a irradiar todos os assistidos.

“Respondeu-lhes Jesus: Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.” (Lc 5,31)

Fabinho – Equipe PASCOM

04/01/2009 – Posse de Dom Cláudio Nori Sturm –A diocese de Patos de Minas acolheu seu novo bispo no dia 4 de janeiro de 2009. Dom Cláudio Nori Storm foi recebido com festa na cidade de Patos de Minas-MG. Fiéis de toda a diocese marcaram presença em clima de muita alegria. Dom Cláudio chegou à cidade antes das 7:00h, e seguiu em uma animada carreata, saindo do Trevo da Pipoca até o Paiolão do Parque de Exposições, onde aconteceu a Solene Concelebração Eucarística de Posse Canônica.

Dom Cláudio Nori Sturm foi saudado por uma multidão que superlotava o local. As paróquias de São Gotardo (São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida) estavam presentes em dois ônibus. A cerimônia foi belíssima, contando com a presença de 14 bispos e arcebispos, do clero, seminaristas diocesanos, muitos outros padres visitantes, religiosos, parentes, amigos e autoridades. Na parte superior do local, o Coral do Conservatório Municipal entoava as canções.

Das mãos do Arcebispo Dom Aloísio Roque, Dom Cláudio recebeu o báculo pastoral e foi convidado a se assentar na sua cátedra, declarando-o empossado como Bispo da diocese de Patos de Minas-MG.

Após a cerimônia, houve um delicioso almoço no Buffet Decorfest, onde o novo bispo pôde receber com maior proximidade o carinho do povo de Deus.

Thamires Sousa Martins – Equipe PASCOM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: