SÃO GOTARDO-MG – DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Mandamentos, Orações…

“Guardar o depósito da fé é a missão que o Senhor confiou à sua igreja e que ela cumpre em todos os tempos“.

Estas são as palavras iniciais da constituição apostólica “fidei depositum” do papa João Paulo II, para a publicação do catecismo da igreja católica, redigido depois do Concílio Vaticano II.

É com alegria que oferecemos aos nossos amigos do “veritatis splendor” um resumo do catecismo da igreja católica, para seu estudo pessoal ou para a utilização nos diversos apostolados da divulgação da verdade da fé.

Devemos acolher o catecismo em espírito de comunhão, usando-o assiduamente ao cumprir nossa missão de anunciadores da fé cristã autêntica, que nos é ensinada pela igreja.

Pe. Antonio Carlos Rossi Keller

divisoria


Os 10 mandamentos da lei de Deus

1. Amar a Deus sobre todas as coisas
2. Não tomar seu Santo Nome em vão
3. Guardar domingos e festas de guarda
4. Honrar pai e mãe
5. Não matar
6. Não pecar contra a castidade
7. Não furtar
8. Não levantar falso testemunho
9. Não desejar a mulher ou o homem do próximo
10. Não cobiçar as coisas alheias
“Esses 10 mandamentos se ressumem em apenas dois: Amarás o Senhor teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente; e ao próximo como a ti mesmo.”

divisoria


Os 5 Mandamentos da Igreja Católica

 

1. Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda – “A Igreja obriga os fiéis a participar da santa missa todo domingo e nas festas de preceito, e recomenda que dela se participe também nos outros dias”.

2. Confessar-se ao menos uma vez por ano – “O Senhor ressuscitado instituiu esse sacramento quando, na noite da Páscoa, apareceu aos seus Apóstolos e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, serão retidos’ (Jo 20, 22-23)”.

3. Receber o sacramento da Eucaristia – “A Eucaristia é o banquete pascal, porquanto Cristo, ao realizar sacramentalmente a sua Páscoa, nos dá o seu Corpo e o seu Sangue, oferecidos como alimento e bebida, e nos une a si e entre nós no seu sacrifício”.

4. Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias marcados – “A penitência se exprime de formas muito variadas, em particular com o jejum, a oração, a esmola.

5. Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades estabelecidos pela Igreja – Não só através do dízimo, conforme promulgação da igreja, quando supriu o termo “dízimos”.

divisoria


 

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vos suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente ó Piedosa, ó Doce, sempre Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém!

divisoria


Ato de fé

Eu creio firmemente que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e que , ao terceiro dia, ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Igreja de Cristo, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. Nesta crença quero viver e morrer.

Senhor, aumentai a minha fé!

divisoria


Ato de Contrição

Meu Deus, eu me arrependo de todo o coração de vos Ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, esforçar-me para ser bom. Meu Jesus, misericórdia!

Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido; pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.

Amém!

divisoria


Oração a São Sebastião

São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu.

divisoria


Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores,

Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.

Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.

Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.

Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém!

divisoria


Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó, Virgem Maria, abençoada sois vós pelo Senhor Deus Altíssimo entre todas as mulheres da terra. Vós sois a glória de Jerusalém, vós a alegria de Israel, vós a honra do nosso povo. Salve, ó, Virgem, honra de nossa terra, a quem chamamos com o belo nome de Aparecida. Quem poderia contar, ó, doce Mãe, quantas graças, durante tantos anos, vós dispensastes ao povo brasileiro, compadecida de nossos males? Quisemos cingir vossa cabeça sagrada com uma coroa de ouro, que vos é devida por tantos títulos; continuais a dobrar-vos benignamente às nossas preces. Quando erguemos aos céus nossas mãos suplicantes, ouvi clemente os nossos rogos, ó, Virgem; conservai nossas almas afastadas da culpa e, por fim, conduzi-nos ao céu. Salvação, honra e poder a Aquele que, uno e trino, nos fulgores de seu trono celeste, governa e rege todo o universo.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

divisoria


Oração a Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o santo rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedido).
Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

divisoria


Consagração a Nossa Senhora

Ó Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, eu vos consagro neste dia todo o meu ser. Ponho em vossas mãos tudo o que sou e tenho. Confio à vossa proteção todos os meus projetos e desejos. Fazei que tudo seja para o bem de todos, principalmente daquelas pessoas a quem devo amar mais. Formai em mim um coração bondoso como o do vosso Filho Jesus, de onde todos possam receber a paz, a justiça e o amor. E guardai-me no vosso coração materno, para que nenhum mal me aconteça e todo o bem me venha. E fazei-me lembrar sempre de que sou vosso fi1ho.

Amém!

divisoria


Oração a Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário dai a todos os cristãos, a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual, à recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos Santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo.

Assim Seja! Amém!

divisoria

 

Oração a Nossa Senhora das Dores

Minha Mãe das Dores, não vos quero deixar sozinha a chorar, Mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma compreensão sempre maior da paixão de Jesus e vossa, para que, em todos os dias de minha vida, eu possa ser solidário (a) com as pessoas que sofrem, vendo nelas vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o Céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade. Amém!

divisoria

Oração do (a) Dizimista

Recebei Senhor, a minha oferta. Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho algo, é porque Vós me destes. Amém!

divisoria

Oração a Santa Luzia

Ó Santa Luzia preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro à vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos.

Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém!

divisoria


Oração a Santa Luzia

Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los. Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus.

Amém!

divisoria


Oração a Santa Teresinha

Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob proteção do Vosso Coração Amabilíssimo onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai puros e desapegados dos bens da Terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.

Fazei-nos crer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.

Amém!

divisoria


Oração a São Cristóvão

Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

São Cristóvão, rogai por nós!

divisoria


Oração a São Brás

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta.

Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.

A bênção de São Brás: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

Assim seja!

divisoria

 

Os sacramentos da Igreja Católica

Dentro da fé católica, os sacramentos são gestos e palavras de Cristo que concedem graça santificadora sobre quem os recebem.

1. Batismo – O Batismo é dado às crianças e a convertidos adultos que não tenham sido antes batizados validamente.

2. Confissão, Penitência ou Reconciliação – Envolve a admissão de pecados perante um padre e o recebimento de penitências (tarefas a desempenhar a fim de alcançar a absolvição ou o perdão de Deus).

3. Eucaristia ou Comunhão – É o sacramento mais importante da Igreja. Por isso, recebe também o nome de Santíssimo Sacramento. Após a consagração, o pão e o vinho oferecidos e consagrados se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, sob as aparências de pão e vinho – chamada transubstanciação.

4. Confirmação ou Crisma – Na Confirmação, o Espírito Santo, que é recebido no batismo é fortalecido e aprofundado através da imposição de mãos e da unção com santo óleo do Crisma.

5. Matrimônio – É o sacramento que valida, diante de Deus, a união de um homem e uma mulher, constituindo assim uma família. O casameto é indissolúvel, como consta no evangelho de São Marcos. Só é permitido um segundo casamento no caso da morte de um dos cônjuges.

6. Ordem – As Ordens Sagradas recebem-se ao entrar para o sacerdócio, através da consagração das mãos com o santo óleo do Crisma. O sacramento das Ordens Sagradas é dado em três graus: o do diácono (desde Vaticano II um diácono permanente pode ser casado antes de se tornar diácono), o de sacerdote e o de bispo.

7. Unção dos enfermos – A Unção dos Enfermos era conhecida como “extrema unção” ou “último sacramento”. Envolve a unção de um doente com um óleo sagrado dos enfermos.

divisoria


Os dons do Espírito Santo

1. Sabedoria – É o dom da inteligência e da luz. É ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida.

2. Entendimento – Este está muito ligado à sabedoria, mas aqui, quer dizer mais a amizade e a paz entre os homens. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.

3. Conselho – É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio.

4. Fortaleza – É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida.

5. Ciência – É a capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza.

6. Piedade – Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus, acendendo também o amor aos irmãos.

7. Temor de Deus – Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. “Ele nos amou antes de tudo”. Por isso, precisamos corresponder a este amor.

divisoria


Os frutos do Espírito Santo

1. Caridade – É o próprio amor. “O amor é paciente, é bondoso. não tem inveja, não é orgulhoso. não busca seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor…” (I Cr 13, 4-5ss).

2. Alegria – A alegria é verdadeira e não passageira. “A vossa tristeza se há de tornar em alegria” (Jo 16, 20b).

3. Paz – Jesus nos oferece a paz (Jo 14, 27); e devemos fazer a nossa parte para que a paz reino no meio de nós.

4. Paciência – É uma conseqüência do fruto da paz e tem íntima ligação com a fé, a alegria e a paz.

5. Afabilidade ou gentileza – É o fruto do Espírito Santo com o qual ajudamos nossos irmãos, como o bom samaritano.

6. Bondade – “Comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é a bondade…” (Leia Ef 5, 9ss).

7. – “Tende fé em Deus. Em verdade vos declaro. Todo o que disser a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, se ele não duvidar em seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, ele obterá esse milagre” (Mc 11, 22-23).

8. Brandura ou mansidão – “Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra” (Mt 5, 5).

9. Temperança – É o equilíbrio que recebemos do Espírito Santo para evitarmos exageros e agirmos de acordo com a vontade de Deus.

divisoria


Os carismas do Espírito Santo

1. Dom da Sabedoria – Atos 2, 14-40 – Pregação inspirada com sabedoria.

2. Palavra de Sabedoria – Atos 5, 1-11 – O Relato de Ananias e Safira.

3. – Atos 9,36-42 – A história da ressurreição de Tabita dos mortos (Este é também o dom dos milagres que se segue ao dom da fé de conhecer a vontade de Deus).

4. Cura – Atos 3,1-10 – A cura do coxo à porta do templo.

5. Milagres – Atos 5, 15 – A sombra de Pedro cobrindo pessoas – cura e milagres.

6. Profecia – Atos 2,39 – “A promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”. Atos 10: A visão preparando Pedro para ir até os Gentios.

7. Discernimento dos espíritos – Atos 5 – Ananias e Safira mentindo para o Espírito Santo.

8. Línguas – Atos 2 – Pentecostes.

9. Interpretação de línguas – Atos 2 – Pentecostes.

divisoria


Os 7 (12) pecados capitais

1. Soberba ou vaidade

2. Avareza

3. Inveja ou cobiça

4. Ira

5. Luxúria

6. Gula

7. Preguiça

8. Poluição do ambiente

9. Pedofilia

10. Agravamento da injustiça social

11. Tráfico de droga

12. Manipulação genética

divisoria


As 7 obras de misericórdia corporais

1. Dar de comer a quem tem fome

2. Dar de beber a quem tem sede

3. Vestir os nus

4. Dar pousada aos peregrinos

5. Visitar os enfermos

6. Visitar os presos

7. Enterrar os mortos

divisoria


As 7 obras de misericórdia espirituais

1. Dar bons conselhos

2. Ensinar os ignorantes

3. Corrigir os que erram

4. Consolar os tristes

5. Perdoar as injúrias

6. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo

7. Rezar a Deus por vivos e defuntos

divisoria


Virtudes teologais

1. Fé
2. Esperança
3. Caridade

divisoria


Virtudes cardeais

1. Prudência
2. Justiça
3. Fortaleza
4. Temperança

Deixe um comentário